ENTRE A MÍDIA E A REALIDADE: RESÍDUOS DO EXÓTICO E NOVAS IDENTIDADES COLETIVAS NA AMAZÔNIA
Resumo
Hoje em dia, a mídia tem um papel essencial na criação de novas narrativas míticas sobre a Amazônia. Enquanto os artigos dos jornais italianos dedicados ao tema têm como protagonistas os assim-chamados povos “sem contato”, capazes de preencher a saudade ocidental do paraíso perdido, no Brasil, a centralidade ambiental no discurso midiático e político sobre a Amazônia, oculta os interesses econômicos por recursos supostamente ilimitados e, do outro lado, a emergência de novas identidades coletivas, em luta pelo reconhecimento, os direitos à terra e à justiça social.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















