A fluidez dos signos do sagrado e do profano no consumo contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2022v48id5158

Palavras-chave:

signos do sagrado, profano, consumo, contemporaneidade

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar a discussão sobre a porosidade das fronteiras entre os signos do sagrado e do profano na contemporaneidade, materializada nos diferentes rituais de consumo. Trata-se de uma abordagem teórica, com foco nas articulações dos estudos do consumo com a semiótica e a antropologia. Concluímos que a fluidez desses territórios, no passado bem demarcados, provocam movimentações e reconfigurações dos conceitos de identidade, espaço e tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADAMI, Matheus. Qual o verdadeiro significado do Natal? Entenda origem e história da data. 2021. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2021/12/24/natal-significado-e-origem-da-data.htm. Acesso em: 10 jul. 2022.

AMEY, Katie. Marilyn Monroe the new face of Chanel No. 5, 50 years after her death. Impressive. Cosmopolitan. 2013. Disponível em: https://www.cosmopolitan.com/uk/beauty-hair/news/a23537/marilyn-monroe-posthumously-face-of-chanel/. Acesso em: 15 jul. 2022.

BBC NEWS BRASIL. A história e as curiosidades do Natal, desde evangelhos e tradições pagãs até o Papai Noel. 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-42404714. Acesso em: 10 jul. 2022.

BEYER, Catherine. An introduction to jedi religion for beginners. Lern Religions. 2019. Disponível em: https://www.learnreligions.com/jedi-religion-jediism-95690. Acesso em: 15 jul. 2022.

BESOS, Jeff. Invent and wander: the collected writings of jeff bezos. Gildan Media, 2020.

BIANCHIN, Victor. Quais são os locais sagrados de Jerusalém? Super Interessante, São Paulo, 2018. https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-sao-os-locais-sagrados-de-jerusalem/. Acesso em: 15 jul. 2022.

BRACKMAN, Levi; JAFFE, Sam. Jewish wisdom for business success: lessons for the torah and other ancient texts. USA, 2019.

BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia grega. Petrópolis: Vozes, 1994. v. 1

CALLAHAN, Tom. Gods at play: an eyewitness account of great moments in american sports. New York: W. W. Norton & Company, 2020.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993.

COARACY, Jael. Recomeçar a vida é sempre possível. 2016. Disponível em: https://extra.globo.com/tv-e-lazer/vai-dar-certo/recomecar-vida-sempre-possivel-18589411.html. Acesso em: 15 jul. 2022.

CUSACK, Carole; DIGANCE, Justine. Shopping For a self: pilgrimage, identity-formation, and retail therapy. In: ST JOHN, G. (ed.). Victor Turner and contemporary cultural performance. Berghahn Books, 2008.

DEMERATH III, N. J.; SCHMITT, Terry. Transcending sacred and secular: mutual benefits in analysing religious and nonreligious organizations. In: DEMERATH III, N. J. et al. (ed.). Sacred companies: organizational aspects of religion and religious aspects of organizations. New York: Oxford Press, 1998.

DUBAI MALL. About the Dubai mall. Disponível em: https://thedubaimall.com/en/about-us/about-the-dubai-mall. Acesso em: 15 jul. 2022.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2018.

ENGELHART, Matthew; ENGELHART, Teces. Sacred commerce: business as a path of awakening. Berkeley: North Atlantic Books, 2008.

FABREGA, Marelisa. 10 ways to reboot your life and get a fresh start. Daring to live fully. Disponível em: https://daringtolivefully.com/reboot-your-life. Acesso em: 10 jul. 2022.

FIELD, Julia. Family empire: what brands do the kardashians own and promote? The U.S. Sun. 2021. Disponível em: https://www.the-sun.com/entertainment/3008806/kardashians-jenner-brands-companies-kuwtk/. Acesso em: 15 jul. 2022.

GALLAGHER, B. J.; METCALF, Franz. Being buddha at work: 108 ancient truths on change, stress, money, and success. Audible Studios, 2012.

GATES, Bill. Business @ the speed of thought: succeeding in the digital economy. New York: Warner Books Inc., 1999.

HOLANDA, Ana. Coragem para recomeçar. 2020. Disponível em: https://vidasimples.co/ser/coragem-para-recomecar/. Acesso em: 15 jul. 2022.

HOLT, Douglas. Como as marcas se tornam ícones. São Paulo: Cultrix/Meio e Mensagem, 2006.

ISAACSON, Walter. Steve Jobs: the exclusive biography. New York: Simon & Schuster, 2021.

IZEA. Which brands your favorite celebrities endorse. 2022. Disponível em: https://izea.com/resources/celebrity-endorsements-brands/. Acesso em: 15 jul. 2022.

JONES, Daniel M. The church of jediism. Became the Force. 2017. Disponível em: https://www.becometheforce.com/. Acesso em: 15 jul. 2022.

JONES, Laurie B. Jesus, CEO: using ancient wisdom for visionary leadership. New York: Hachette Books, 2021.

KRASS, Peter. The book of investing wisdom: classic writings by great stock-pickers and legends of wall street. New York: John Wiley & Sons Inc., 1999.

LAW, Lana. 22 top-rated tourist attractions in New York city. Planet Ware. 2022. Disponível em: https://www.planetware.com/tourist-attractions-/new-york-city-us-ny-nyc.htm. Acesso em: 15 jul. 2022.

LEIBOVITZ, Liel. God in the machine: video games as spiritual pursuit. West Conshohocken: Templeton Press, 2015.

MACLEOD, Opie; TROUT. Kevin. The jedi religion: a 21st century search for spiritual answers. 2013. Disponível em: https://www.amazon.com.br/Jedi-Religion-Century-Spiritual-Answers/dp/0615873480. Acesso em: 15 jul. 2022.

MANCILLA, Alexa. Top 10 celebrity endorsements. Hollywood Branded. 2019. Disponível em: https://blog.hollywoodbranded.com/top-10-celebrity-endorsements. Acesso em: 15 jul. 2022.

MORA, José Ferrater. Dicionário de filosofia. Tomo IV (Q-Z). São Paulo: Loyola, 2001.

MORGAN, David. Studying religion and popular culture: prospects, presuppositions, procedures. In: LYNCH, G. (ed.). Between sacred and profane: researching religion and popular culture. London: I. B. Tauris & Co Ltd., 2007.

MUNDO VIAJANTE. Lugares sagrados de peregrinação no Brasil e no mundo. 2022. Disponível em: https://www.mundoviajante.com/lugares-sagrados-de-peregrinacao-brasil-mundo/. Acesso em: 15 jul. 2022.

MURDOCH, Philip H. Restart: your life. LAN Publising, 2017.

PEREZ, Clotilde. A comunicação da completude: a busca do objeto de desejo. Revista Educação, Arte e História da Cultura, São Paulo, v. 3, p. 109-116, 2004.

PEREZ, Clotilde. Há limites para o consumo? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2020.

PHAM, Hung. Restart your life: let go of the past, embrace your mistakes, and make your comeback. HP Media, 2017.

PONDÉ, Luiz Felipe. Marketing existencial: a produção de bens de significado no mundo contemporâneo. São Paulo: Três Estrelas, 2017.

PRIEBE, Alyssa K. 28 of the most inspirational quotes from our favorite celebrities. More. Disponível em: https://www.more.com/celebrity/28-most-inspirational-quotes-our-favorite-celebrities/. Acesso em: 10 jul. 2022.

ROCHA, Everardo; FRID, Marina; CORBO, William. O paraíso do consumo: Émile Zola, a magia e os grandes magazines. Rio de Janeiro: Mauad/PUC Rio, 2016.

SOULE, Oumar. The muslim entrepreneur: 10 success principles from the greatest muslim entrepreneurs. Canadá: Bilal Success, 2020.

STRAUSS, Steven D. The small business bible: everything you need to know to succeed in your small business. Hoboken: Wiley & Sons Inc., 2012.

TEMPLE OF THE JEDI ORDER. Doctrine of the Order. 2007. Disponível em: https://www.templeofthejediorder.org/doctrine-of-the-order. Acesso em: 15 jul. 2022.

TNT MAGAZINE. Why have Vampires become so popular in contemporary culture? Disponível em: https://www.tntmagazine.com/leisure-entertainment/art-literature/why-have-vampires-become-so-popular-in-contemporary-culture/. Acesso em: 10 jul. 2022.

TOP VIEW NYC. Macy's. Disponível em: https://www.topviewnyc.com/attractions/macy-s. Acesso em: 15 jul. 2022.

TURNER, Víctor W. O processo ritual. A estrutura e a antiestrutura. Petrópolis: Vozes, 1974.

UNIACKE, Katie. How to reboot and restart your life: 12 steps to take. A Conscious Rething. 2022. Disponível em: https://www.aconsciousrethink.com/15169/how-to-reboot-restart-your-life/. Acesso em: 10 jul. 2022.

VIERIA, Malu; Santana, Eder L. Fã de Luva de Pedreiro tatua rosto do influencer na perna e se emociona: 'sigo por causa do caráter, humildade e felicidade'. G1 Bahia. Disponível em: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2022/07/09/fa-de-luva-de-pedreiro-tatua-rosto-do-influencer-na-perna-e-se-emociona-sigo-por-causa-do-carater-humildade-e-felicidade.ghtml. Acesso em: 10 jul. 2022.

VOSSLER, Matthew. Jediism: philosophy and practice. 2012. Disponível em: https://www.amazon.com.br/Jediism-Philosophy-Practice-Matthew-Vossler/dp/1613920342. Acesso em: 15 jul. 2022.

WHITMAN, Nate. Elon Musk: the biography of a modern genius and business titan. 1999.

WOTTON, Alan. 10 best shopping destinations in Europe: European cities for your unforgettable retail therapy. Hoteis. Disponível em: https://www.hoteis.com/go/europe/best-shopping-destinations-europe. Acesso em: 15 jul. 2022.

Downloads

Publicado

14-12-2022

Como Citar

SCHMIDT , Roberto; PEREZ, Clotilde. A fluidez dos signos do sagrado e do profano no consumo contemporâneo. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 48, p. e022019, 2022. DOI: 10.22484/2177-5788.2022v48id5158. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5158. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos