Violência contra as mulheres em pauta no jornalismo esportivo do site Dibradoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2023v49id5195

Palavras-chave:

jornalismo esportivo, violência contra as mulheres, Dibradoras

Resumo

Partindo da premissa que o esporte se caracteriza como um espaço de manifestações e representações sociopolíticas, neste trabalho, buscamos entender de que forma o jornalismo esportivo pode discutir pautas sociais, como a violência contra as mulheres. Para estudar esse fenômeno, selecionamos matérias publicadas no ano de 2020 pelo site Dibradoras. Além de resgatar brevemente a perspectiva sociológica de Dunning sobre o esporte, e o jornalismo de engajamento, bem como outros conceitos, estabelecemos que o Dibradoras desempenha uma cobertura posicionada e engajada, com textos que superam uma mera abordagem analítica, em defesa dos direitos da mulher na sociedade e do protagonismo feminino no esporte, reforçando o lugar do jornalismo esportivo enquanto campo de reivindicação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érika Alfaro de Araújo, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Érika Alfaro de Araújo é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), mestra em Comunicação e graduada em Jornalismo pela mesma instituição. Realiza pesquisa na linha de Processos Midiáticos e Práticas Socioculturais com foco no jornalismo esportivo e suas relações com a questão de gênero.

Carolina Bortoleto Firmino, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Carolina Bortoleto Firmino, jornalista com 10 anos de experiência, é mestra e doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Seus estudos se concentram na área de gênero, jornalismo feminista e esporte.

Downloads

Publicado

26-07-2023

Como Citar

ALFARO DE ARAÚJO, Érika; BORTOLETO FIRMINO, C. Violência contra as mulheres em pauta no jornalismo esportivo do site Dibradoras. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 49, p. e023004, 2023. DOI: 10.22484/2177-5788.2023v49id5195. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5195. Acesso em: 3 out. 2023.

Edição

Seção

Dossiê - Mídia, Violência e Alteridade