Videoaulas segundo a Teoria Histórico-Cultural

contribuições para o desenvolvimento dos alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2023v49id5232

Palavras-chave:

Vigotski, tecnologia, videoaula, teoria histórico cultural

Resumo

A Teoria Histórico-Cultural de Vigotski apresenta diversos conceitos importantes e que contribui para a aprendizagem humana. Neste estudo bibliográfico, o objetivo é analisar e relacionar os conceitos de mediação, signo e linguagem, funções psicológicas superiores e zona de desenvolvimento proximal (ZDP) com as videoaulas, as quais podem ser utilizadas como recurso metodológico no contexto educativo. Inicialmente apresenta-se cada um dos quatro conceitos mencionados, para em seguida relacioná-los com as videoaulas. Evidencia-se que o uso das tecnologias na escola, mais especificamente das videoaulas, é entendido como formas de mediação e de linguagem diferenciada, que contribui para ampliar as funções psicológicas superiores e a ZDP dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Piccini Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Faculdade de Educação (FAED). Graduado em História pela UFMS. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Pós-Doutorado pela mesma instituição. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Docente do curso de Pedagogia do Campus de Naviraí (CPNV/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), vinculado à Rede Internacional América Latina, África, Europa, Caribe (ALEC).

Downloads

Publicado

26-07-2023

Como Citar

BARBOSA, Leandro Piccini; GONÇALVES, Josiane Peres. Videoaulas segundo a Teoria Histórico-Cultural: contribuições para o desenvolvimento dos alunos. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 49, p. e023006, 2023. DOI: 10.22484/2177-5788.2023v49id5232. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5232. Acesso em: 14 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.