Criação de formas expressivas na estratégia de combate à violência contra a mulher

dois estudos à luz de Boltanski

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5304

Palavras-chave:

imaginação do espectador, políticas de piedade, particularização e universalismo de formas expressivas

Resumo

O intuito deste trabalho é investigar as estratégias de mobilização do espectador para causas como a violência contra a mulher à luz da obra Distant Suffering, de Luc Boltanski. Nela, o autor, que analisa o modo como operam as políticas de piedade, elabora uma fórmula que combina aspectos universais e particulares para a criação de formas expressivas, isto é, músicas, filmes, histórias, a fim de engajar o espectador em uma determinada causa por meio da imaginação. Para isso, recorremos a dois vídeos que tratam do tema. O primeiro foi produzido pela ONU Mulheres em parceria com a Rede Globo em 2020 e o segundo foi produzido no mesmo ano pelo Ministério Público de Santa Catarina. Assim, procuramos compreender se tais vídeos atendem à fórmula delineada por Boltanski e podem, assim, engajar o espectador para a causa apresentada.

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Biografia do Autor

Ana Elisa Viviani, Uniso

Graduado em História pela Universidade de São Paulo e feito mestrado em Ciências da Comunicação pela mesma universidade. Doutorei-me em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com uma pesquisa que investiga as pinturas rupestres mineiras à luz da semiótica da cultura. Atualmente faço um estágio de pós-doutorado pela Universidade de Sorocaba.

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Publicado

19-08-2024

Como Citar

ELISA VIVIANI, Ana. Criação de formas expressivas na estratégia de combate à violência contra a mulher: dois estudos à luz de Boltanski. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 50, p. e024003, 2024. DOI: 10.22484/2177-5788.2024v50id5304. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5304. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres