Circulação, dinâmicas de interação e fluxos na #LivedoCaetanodeNatal no Twitter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2023v49id5317

Palavras-chave:

circulação, interação, twitter, midiatização

Resumo

O artigo analisa como a circulação em torno da live do cantor Caetano Veloso, realizada no natal de 2020, promove dinâmicas de interação em fluxo de grupos no Twitter. O estudo identifica as publicações no Twitter com a hashtag #LivedoCaetanodeNatal, seguido pelo mapeamento das interações geradas; a fim de refletir a circulação por comentários e  replicação em torno da Live do cantor. O estudo de caso (YIN, 2001) e a Análise de Redes Sociais (RECUERO, 2008) compõem o método para as análises dos dados. Estas indicam e reverberam embates e valoram discursividades em diferentes aspectos que ora qualificam a produção da live e do cantor, ora a partir de outros fluxos, (des)caracterizam a figura do cantor. Este contexto associa-se a outros fluxos que convergem à Live ao campo do debate político que se aproveita da lógica midiática e das interações em rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivianne Limeira Azevedo Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, na linha de Pesquisa Identidade, sociabilidade e práticas de lazer, da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGIEL/UFMG). Mestra em Estudos da Mídia pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia, Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/DECOM/UFRN). Especialista em Tecnologias Educacionais pela UFRN (2020). Graduada em Gestão de Lazer e Qualidade de Vida pelo IFRN. Integra o Oricolé/UFMG - Laboratório de Pesquisa sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer e o LEFEM - Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia. 

Juliana Hermenegildo, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/ UFC)

Kenia Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Departamento de Comunicação da UFRN e dos Programas de PósGraduação em Estudos da Mídia e em Gestão da Informação e do Conhecimento, da UFRN.

Geilson Fernandes de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Professor do Curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisador do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT-Fiocruz). Doutor em Estudos da Mídia pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Ciências Sociais e Humanas pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Downloads

Publicado

03-01-2024

Como Citar

LIMEIRA AZEVEDO GOMES, Vivianne; HERMENEGILDO, Juliana; MAIA, Kenia; FERNANDES DE OLIVEIRA, Geilson. Circulação, dinâmicas de interação e fluxos na #LivedoCaetanodeNatal no Twitter. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 49, p. e023020, 2024. DOI: 10.22484/2177-5788.2023v49id5317. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5317. Acesso em: 24 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.