Yoga em contextos escolares como instrumental da aprendizagem e da saúde coletiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2023v49id5323

Palavras-chave:

Yoga, processo de aprendizagem, aprendizagem socioemocional

Resumo

O Yoga é uma prática milenar corpo-mente especializada na conscientização da atenção, na regulação do estresse e das emoções por meio de práticas respiratórias, posturas corporais, relaxação e meditação. Neste artigo, procurou-se responder à pergunta: em que estado se encontram as pesquisas que justificam o uso do Yoga com vistas à melhoria do processo de aprendizagem dos estudantes?  Realizou-se pesquisa bibliográfica para compreender os fundamentos que apontam para a implantação do Yoga em contexto escolar. Dentre os resultados, foram encontrados estudos que categorizam os efeitos do Yoga; a adequação da prática às estratégias de aprendizagem socioemocional e à programas de práticas contemplativas; e as razões que apontam para o uso do Yoga com vista à aprendizagem e à saúde coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Sales Pires, IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Mestre  e doutoranda em Educação no programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Pesquisadora da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigacion Joven (ALFAMED Joven) e do Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação (GPESTI).

Maria Alzira de Almeida Pimenta, Universidade de Sorocaba

Doutora em Educação, professora do programa de Pós-graduação em Educação e do programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba. Pesquisadora da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigacion (ALFAMED). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação (GPESTI).

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

SALES PIRES, Cristiane; DE ALMEIDA PIMENTA, Maria Alzira. Yoga em contextos escolares como instrumental da aprendizagem e da saúde coletiva. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 49, p. e023018, 2023. DOI: 10.22484/2177-5788.2023v49id5323. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5323. Acesso em: 23 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.