Yoga em contextos escolares como instrumental da aprendizagem e da saúde coletiva
DOI:
https://doi.org/10.22484/2177-5788.2023v49id5323Palavras-chave:
Yoga, processo de aprendizagem, aprendizagem socioemocionalResumo
O Yoga é uma prática milenar corpo-mente especializada na conscientização da atenção, na regulação do estresse e das emoções por meio de práticas respiratórias, posturas corporais, relaxação e meditação. Neste artigo, procurou-se responder à pergunta: em que estado se encontram as pesquisas que justificam o uso do Yoga com vistas à melhoria do processo de aprendizagem dos estudantes? Realizou-se pesquisa bibliográfica para compreender os fundamentos que apontam para a implantação do Yoga em contexto escolar. Dentre os resultados, foram encontrados estudos que categorizam os efeitos do Yoga; a adequação da prática às estratégias de aprendizagem socioemocional e à programas de práticas contemplativas; e as razões que apontam para o uso do Yoga com vista à aprendizagem e à saúde coletiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Universitários - REU
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a REU - Revista de Estudos Universitários. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.