Os 1001 arquétipos da Bombril
o impacto do garoto Bom Bril na identidade de marca
DOI:
https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5495Palavras-chave:
arquétipos, endosso por celebridade, mitos, posicionamento de marcaResumo
Com tema central focado em arquétipos, posicionamento de marca e celebridades endossantes, este trabalho busca analisar, através de pesquisa bibliográfica e documental da análise da mídia impressa da marca Bombril, compreendida entre o período de 1997 a 2000, a influência do "Garoto Bom Bril" na atuação junto à imagem da marca. O período citado corresponde aos anúncios presentes no livro “Soy Contra capas de revista”, da agência W/Brasil, e esse estudo pretende descobrir de que forma, com a construção arquetípica, uma marca pode alçar seu posicionamento junto a seu público-alvo e qual a relevância do papel de seu garoto-propaganda nessa relação. A partir da celebridade que endossa a imagem da marca, cria-se uma identificação mítica; e esses mitos, através da ativação de mecanismos presentes no inconsciente (os arquétipos), transferem seus significados para as marcas, dotando-lhes de significado simbólico capaz de gerar a empatia e fidelidade das pessoas. Esse processo é capaz de desencadear sentimentos tão fortes e profundos que podem influenciar decisivamente em suas escolhas e, consequentemente, transformar marcas em entidades perceptuais, que geram identificação e incentivam o consumo.
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