Os 1001 arquétipos da Bombril

o impacto do garoto Bom Bril na identidade de marca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5495

Palavras-chave:

arquétipos, endosso por celebridade, mitos, posicionamento de marca

Resumo

Com tema central focado em arquétipos, posicionamento de marca e celebridades endossantes, este trabalho busca analisar, através de pesquisa bibliográfica e documental da análise da mídia impressa da marca Bombril, compreendida entre o período de 1997 a 2000, a influência do "Garoto Bom Bril" na atuação junto à imagem da marca. O período citado corresponde aos anúncios presentes no livro “Soy Contra capas de revista”, da agência W/Brasil, e esse estudo pretende descobrir de que forma, com a construção arquetípica, uma marca pode alçar seu posicionamento junto a seu público-alvo e qual a relevância do papel de seu garoto-propaganda nessa relação. A partir da celebridade que endossa a imagem da marca, cria-se uma identificação mítica; e esses mitos, através da ativação de mecanismos presentes no inconsciente (os arquétipos), transferem seus significados para as marcas, dotando-lhes de significado simbólico capaz de gerar a empatia e fidelidade das pessoas. Esse processo é capaz de desencadear sentimentos tão fortes e profundos que podem influenciar decisivamente em suas escolhas e, consequentemente, transformar marcas em entidades perceptuais, que geram identificação e incentivam o consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Anderson Souza da Silva, Universidade de Caxias do Sul

Possuo formação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (UCS) e em Fotografia (UCS). Licenciado em Artes Visuais (IBRA) e Cursando Artes Visuais Bacharelado (UCS). Em nível de pós-graduação lato sensu possuo especialização nas áreas de Artes Visuais, Fotografia, Audiovisual, Cinema e Filosofia. Em nível de pós-graduação stricto sensu sou Doutor em Filosofia (PUCRS) e Mestre em Filosofia (UCS). Atualmente realizando estágio pós-doutoral na Universidade de Caxias do Sul. Trabalhei como Professor de cursos de extensão na Universidade de Caxias do Sul (UCS), nas áreas de Artes e Comunicação. Tenho experiência em áudio, vídeo, direção, direção de fotografia e edição de video e de imagens. Interesse nos temas: Storytelling, Arquétipos, Mitos e marcas, fotografia, cinema, biopolítica, tanatopolitica, capitalismo, consumo, controle, mídias e novas tecnologias.

Downloads

Publicado

20-12-2024

Como Citar

SOUZA DA SILVA, Bruno Anderson. Os 1001 arquétipos da Bombril: o impacto do garoto Bom Bril na identidade de marca. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 50, p. e024011, 2024. DOI: 10.22484/2177-5788.2024v50id5495. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5495. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres