Discapacidad y Redes Sociales

análises de cuentas de profesionales de educación especial en Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2025v51id5568

Palavras-chave:

educación especial, discapacidad, redes sociales

Resumo

Las redes sociales se han convertido en un recurso que permite al profesorado conectarse con otros expertos educativos y fomentar su desarrollo profesional. El objetivo de este estudio es analizar las publicaciones que comparten los especialistas de educación especial en instagram. A través de un análisis de contenido de 300 publicaciones pertenecientes a 20 cuentas iberoamericanas y anglosajonas se examinan las características y funcionalidades que emplean de esta red social y su propósito de uso. Los resultados muestran que los especialistas utilizan esta plataforma con fines educativos y profesionales, así como promocionales y comerciales, sugiriendo la compra de sus productos didácticos o invitando a sus seguidores a inscribirse en sus cursos de formación. Por consiguiente, instagram permite a los especialistas generar comunidades de aprendizaje e interacción en torno a la educación especial, compartiendo recursos didácticos e información especializada, mientras los condiciona a reproducir lógicas comerciales propias de la plataforma.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mónica Bonilla-del-Río, Universidad de Cantabria

    Doutoramento em Comunicação (Universidade de Huelva). Licenciada em Didática da Educação Infantil pela Universidade da Cantábria. Master em Comunicação e Educação Audiovisual pela Universidade Internacional da Andaluzia. Master em Educação Emocional, Social e Criativa pela Universidade da Cantábria. Atualmente é professora na Universidade da Cantábria (Santander). A sua investigação centra-se na inclusão digital e social das pessoas com deficiência, na literacia mediática, nas redes sociais e na educomunicação.

  • Iván Sánchez-López, Universidad de Alicante

    Iván Sánchez-López combina a investigação com a prática profissional no domínio das narrativas digitais em rede. Em maio de 2020 defendeu a sua tese com o título “Narrativas na era digital: mediações de storytelling e empoderamento criativo na geração Z” no Programa Interuniversitário de Doutoramento em Comunicação das Universidades de Huelva, Universidade de Sevilha, Universidade de Málaga e Universidade de Cádis. É licenciado em Comunicação Audiovisual pela UAB, Mestre em Documentário Criativo pela UAB e Mestre em Comunicação e Educação em Rede pela UNED, no âmbito do qual desenvolveu a sua dissertação sobre a vanguarda narrativa digital “Contadores del Caos” [acessível através do link www.contadoresdelcaos.com]. Profissionalmente, desempenhou vários cargos nos meios de comunicação social (cinema, televisão e rádio) e, nos últimos três anos, foi diretor de comunicação e digital storytelling na Organização Internacional da Juventude para a Ibero-América (www.oij.org). Membro da Rede Interuniversitária Euramericana Alfamed.

  • Amor Pérez-Rodríguez, Universidad de Huelva

    Professora da Universidade de Huelva, Departamento de Filologia, especialista em Literacia dos Media e Didática da Língua e da Literatura, desenvolveu a sua carreira docente e de investigação ligada à Educação e à Comunicação. Lecciona em cursos de licenciatura e de pós-graduação. Como investigadora do Grupo de Investigação Ágora (Plano de Investigação Andaluz. HUM-648), da Rede Alfamed e do Grupo Comunicar, participou em vários projectos nacionais e internacionais. Os seus interesses de investigação são a literacia mediática, a competência mediática, as novas linguagens e narrativas da comunicação e a formação de professores de língua e literatura. Publicou vários livros, capítulos de livros e artigos científicos. Atualmente, trabalha em vários projectos de investigação nacionais e internacionais sobre literacia mediática e narração de histórias digitais.

  • Elizabeth-Guadalupe Rojas-Estrada, Universidad de Huelva

    Bolseira do Conselho Nacional de Humanidades, Ciências e Tecnologias (CONAHCYT-México). Doutoranda do Programa Interuniversitário de Comunicação na área da Educomunicação e Literacia dos Media na Universidade de Huelva. Mestre em Comunicação pela Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (Chile) e licenciada em Comunicação pela Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (México). Membro da AGCID Alumni Network for Social Innovation, investigadora de pré-doutoramento no Grupo de Investigação “Ágora” (HUM-648) e Presidente da Young Alfamed Network, que reúne jovens investigadores no domínio da literacia mediática. A sua principal investigação centra-se na relação entre a literacia mediática e o currículo educativo, com enfoque na América Latina.

Downloads

Publicado

30-05-2025

Edição

Seção

DOSSIÊ CULTURA MIDIÁTICA E CRÍTICA DA VIOLÊNCIA: DENÚNCIA, RESISTÊNCIA E EMANCIPAÇÃO

Como Citar

Discapacidad y Redes Sociales: análises de cuentas de profesionales de educación especial en Instagram. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 51, p. e025001, 2025. DOI: 10.22484/2177-5788.2025v51id5568. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5568. Acesso em: 2 jan. 2026.