O desvelamento crítico do capital como resistência melancólica e literária

tensões entre medalhões, malandros e boêmios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2025v51id5703

Palavras-chave:

Literatura, Melancolia, Resistência

Resumo

Este texto, escrito em tom ensaístico, apresenta um diálogo entre campos do jornalismo e da literatura por meio de personagens e escritores envolvidos em um processo de desvelamento crítico das violências praticadas pelo capital. São acionados três elementos para discussão: o medalhão, o malandro e o boêmio pingente, figuras que emergem como antíteses uma da outra e de seus tempos em textos dos escritores Machado de Assis, Jorge Amado, Lima Barreto e João do Rio. O trabalho investe em um percurso metodológico de mapeamento de rastros sobre uma “melancolia revolucionária” (de resistência, pela literatura), que se mostra avessa à modernidade e ao capital. A partir do caminho traçado, objetiva-se obter as interseções entre essas supracitadas figuras, reconhecendo suas importâncias enquanto tensionadores culturais. As perspectivas postas em funcionamento demonstram como as violências do capital são subvertidas e descortinadas em prol da instituição do lirismo que contorna e é contra o chamado “tempo burguês da desumanização” (em termos benjaminianos).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cláudio Coração, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

    Professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação e do curso de Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Pós-Doutor pela ECA/USP e pela PUC/MG. Doutor em Comunicação: Meios e processos audiovisuais pela ECA/USP. Líder do Grupo de Pesquisa Quintais: Cultura da Mídia, Arte e Política (UFOP/CNPq).

  • William David Vieira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Professor Substituto do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (GEC/UFF). Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

  • Saulo Pedrosa da Fonseca Rios, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG) e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Downloads

Publicado

22-12-2025

Edição

Seção

DOSSIÊ CULTURA MIDIÁTICA E CRÍTICA DA VIOLÊNCIA: DENÚNCIA, RESISTÊNCIA E EMANCIPAÇÃO

Como Citar

O desvelamento crítico do capital como resistência melancólica e literária: tensões entre medalhões, malandros e boêmios. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 51, p. e025019, 2025. DOI: 10.22484/2177-5788.2025v51id5703. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5703. Acesso em: 2 jan. 2026.