Eunice, Clarice, Thereza
gesto, testemunho, resistência
DOI:
https://doi.org/10.22484/2177-5788.2025v51id5838Palavras-chave:
ditadura civil-militar, testemunho, arquivoResumo
Este artigo busca analisar o curta-metragem documental Eunice, Clarice, Thereza, realizado em 1978 e dirigido por Joatan Berbel. Recentemente restaurado e relançado em 2025, o filme contém os testemunhos de Clarice Herzog, Eunice Paiva e Thereza Fiel, viúvas de presos políticos da Ditadura Civil-Militar. Essas três mulheres relatam o momento de sequestro de seus esposos e seu processo de luta por justiça. Como chaves de leitura dessas imagens, conceituamos o Gesto como testemunho, que marca a inscrição do trauma no corpo, e o Gesto como memória, que opera a reativação da memória no espaço e no tempo. Esses conceitos nos possibilitam então trabalhar as escolhas estéticas, éticas e políticas que delineiam as relações entre linguagem e imagem na obra. Nas conclusões, destacamos como o curta-metragem é não somente um importante relato das lutas de resistência ante o autoritarismo no período em que foi filmado, mas também um precioso arquivo que reativa a memória dessa luta.
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Copyright (c) 2025 Giulianna Nogueira Ronna, Giancarlo Backes Couto

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