Eunice, Clarice, Thereza

gesto, testemunho, resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2025v51id5838

Palavras-chave:

ditadura civil-militar, testemunho, arquivo

Resumo

Este artigo busca analisar o curta-metragem documental Eunice, Clarice, Thereza, realizado em 1978 e dirigido por Joatan Berbel. Recentemente restaurado e relançado em 2025, o filme contém os testemunhos de Clarice Herzog, Eunice Paiva e Thereza Fiel, viúvas de presos políticos da Ditadura Civil-Militar. Essas três mulheres relatam o momento de sequestro de seus esposos e seu processo de luta por justiça. Como chaves de leitura dessas imagens, conceituamos o Gesto como testemunho, que marca a inscrição do trauma no corpo, e o Gesto como memória, que opera a reativação da memória no espaço e no tempo. Esses conceitos nos possibilitam então trabalhar as escolhas estéticas, éticas e políticas que delineiam as relações entre linguagem e imagem na obra. Nas conclusões, destacamos como o curta-metragem é não somente um importante relato das lutas de resistência ante o autoritarismo no período em que foi filmado, mas também um precioso arquivo que reativa a memória dessa luta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Giulianna Nogueira Ronna, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com bolsa de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com bolsa de pesquisa CAPES. Especialista em Expressão Gráfica pela FAU/PUCRS. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos em Cinema e Audiovisual (SOCINE).Participa dos Grupos de Pesquisa Kinepoliticom (Comunicação, Estética e Política) e Encruzilhada (Cinema, audiovisual, tecnologias e processos formativos) vinculados ao CNPq. Desenvolve pesquisa na área de comunicação, com ênfase em cinema e audiovisual, a partir dos seguintes temas: história, política, testemunho e memória.

  • Giancarlo Backes Couto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Doutorando em Comunicação Social com Bolsa M e D CNPq pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, na linha de pesquisa Cultura e Tecnologias das imagens e dos imaginários. Mestre na mesma área e Programa, com bolsa CAPES/PROSUC. Graduado em Jornalismo pela Universidade Feevale (2016) e em Filosofia (Licenciatura), pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.

Downloads

Publicado

28-11-2025

Edição

Seção

DOSSIÊ CULTURA MIDIÁTICA E CRÍTICA DA VIOLÊNCIA: DENÚNCIA, RESISTÊNCIA E EMANCIPAÇÃO

Como Citar

Eunice, Clarice, Thereza: gesto, testemunho, resistência. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 51, p. e025007, 2025. DOI: 10.22484/2177-5788.2025v51id5838. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5838. Acesso em: 13 dez. 2025.