Jornalismo, violência e conflitos ambientais na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.22484/2177-5788.2025v51id5839Palavras-chave:
jornalismo, meio ambiente, Análise do DiscursoResumo
Este artigo tematiza as relações entre jornalismo, violência e conflitos ambientais na América Latina, analisando como estratégias de denúncia, resistência e emancipação se articulam em discursos jornalísticos comprometidos com abordagens alternativas. Como objeto de estudo, toma a reportagem “A Amazônia dos fungos”, da jornalista Eliane Brum, publicada nas plataformas Sumaúma (Brasil) e Dromómanos (México). Por meio de um gesto de leitura discursiva, são identificados cinco núcleos de sentido que problematizam as relações entre jornalismo, ciência, capitalismo, feminismo e violência na cobertura de conflitos socioambientais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anna Júlia Carlos da Silva, Reges Schwaab

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















