Jornalismo, violência e conflitos ambientais na América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2025v51id5839

Palavras-chave:

jornalismo, meio ambiente, Análise do Discurso

Resumo

Este artigo tematiza as relações entre jornalismo, violência e conflitos ambientais na América Latina, analisando como estratégias de denúncia, resistência e emancipação se articulam em discursos jornalísticos comprometidos com abordagens alternativas. Como objeto de estudo, toma a reportagem “A Amazônia dos fungos”, da jornalista Eliane Brum, publicada nas plataformas Sumaúma (Brasil) e Dromómanos (México). Por meio de um gesto de leitura discursiva, são identificados cinco núcleos de sentido que problematizam as relações entre jornalismo, ciência, capitalismo, feminismo e violência na cobertura de conflitos socioambientais.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anna Júlia Carlos da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Comunicação e Graduada em Jornalismo pela mesma Instituição. Bolsista Capes. Pesquisadora discente do "milpa - laboratório de jornalismo" (CNPq/UFSM. E-mail: annajuliacarlos@outlook.com.

  • Reges Schwaab, Universidade Federal de Santa Maria

    Professor do Departamento de Ciências da Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM. Doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS. Coordena o "milpa - laboratório de jornalismo" (CNPq/UFSM). E-mail: reges.schwaab@ufsm.br.

Downloads

Publicado

23-12-2025

Edição

Seção

DOSSIÊ CULTURA MIDIÁTICA E CRÍTICA DA VIOLÊNCIA: DENÚNCIA, RESISTÊNCIA E EMANCIPAÇÃO

Como Citar

Jornalismo, violência e conflitos ambientais na América Latina. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 51, p. e025021, 2025. DOI: 10.22484/2177-5788.2025v51id5839. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5839. Acesso em: 2 jan. 2026.