Homofobia e discurso de ódio nas plataformas digitais

análise da repersussão midiática da postagem de Renata Fan envolvendo Pabllo Vittar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2025v51id5841

Palavras-chave:

homofobia, repercussão midiática, Renata Fan

Resumo

Em um contexto de desordem informacional e de discurso de ódio nas plataformas digitais, o artigo apresenta pesquisa quanti-qualitativa com análise da repercussão midiática de postagem considerada homofóbica na plataforma Instagram. Em 14 de janeiro de 2025, a apresentadora Renata Fan, da TV Bandeirantes, compartilhou uma montagem envolvendo-a, o ex-colega de trabalho Denílson e a cantora Pabllo Vittar, juntamente à legenda na qual atribui ser do “time da zoeira”. O objetivo do artigo é analisar e discutir as repercussões midiáticas do fato por meio de três aspectos sobre a homofobia: crime, humor e exagero. Para tanto, mobiliza-se a análise de conteúdo como caminho metodológico a partir do mapeamento de materiais informativos agregados pela plataforma Google Notícias. Foi analisado um corpus de 61 conteúdos publicados na semana da postagem. As análises evidenciam a prevalência da repercussão midiática que reforça a ideia de “humor”, ou seja, como se a publicação fosse piada, brincadeira ou sátira feita para ser um meme na internet.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maurício João Vieira Filho, Universidade Federal de Lavras

    Professor do Departamento de Administração e Economia (DAE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde atua no curso de graduação em Comunicação Integrada e Mídias Digitais. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde trabalhou como professor substituto no Departamento de Fundamentos, Teorias e Contextos da Faculdade de Comunicação (Facom). No doutorado, foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Programa de Bolsas de Pós-Graduação (PBPG) da UFJF, o que viabilizou o desenvolvimento da tese sobre narrativas de vidas LGBTQIA+ escritas durante a pandemia de covid-19. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com bolsa Capes e graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desde 2019, integra o grupo de pesquisa DIZ: Discursos e Estéticas da Diferença (UFV/CNPq).

  • Ana Carolina Campos de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF), atualmente é bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e integrante do Grupo de Pesquisa “Narrativas Midiáticas e Dialogias” (UFJF/CNPq). E-mail: ana.dooc@gmail.com

  • Cláudia Thomé, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com pós-doutorado pelo PPGCOM da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), líder do Grupo de Pesquisa “Narrativas Midiáticas e Dialogias” (CNPq/UFJF), integrante da Rede Telejor e da Rede Jim. E-mail: claudia.thome@ufjf.br.

Downloads

Publicado

22-12-2025

Edição

Seção

DOSSIÊ CULTURA MIDIÁTICA E CRÍTICA DA VIOLÊNCIA: DENÚNCIA, RESISTÊNCIA E EMANCIPAÇÃO

Como Citar

Homofobia e discurso de ódio nas plataformas digitais : análise da repersussão midiática da postagem de Renata Fan envolvendo Pabllo Vittar. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 51, p. e025016, 2025. DOI: 10.22484/2177-5788.2025v51id5841. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5841. Acesso em: 2 jan. 2026.