Homofobia e discurso de ódio nas plataformas digitais
análise da repersussão midiática da postagem de Renata Fan envolvendo Pabllo Vittar
DOI:
https://doi.org/10.22484/2177-5788.2025v51id5841Palavras-chave:
homofobia, repercussão midiática, Renata FanResumo
Em um contexto de desordem informacional e de discurso de ódio nas plataformas digitais, o artigo apresenta pesquisa quanti-qualitativa com análise da repercussão midiática de postagem considerada homofóbica na plataforma Instagram. Em 14 de janeiro de 2025, a apresentadora Renata Fan, da TV Bandeirantes, compartilhou uma montagem envolvendo-a, o ex-colega de trabalho Denílson e a cantora Pabllo Vittar, juntamente à legenda na qual atribui ser do “time da zoeira”. O objetivo do artigo é analisar e discutir as repercussões midiáticas do fato por meio de três aspectos sobre a homofobia: crime, humor e exagero. Para tanto, mobiliza-se a análise de conteúdo como caminho metodológico a partir do mapeamento de materiais informativos agregados pela plataforma Google Notícias. Foi analisado um corpus de 61 conteúdos publicados na semana da postagem. As análises evidenciam a prevalência da repercussão midiática que reforça a ideia de “humor”, ou seja, como se a publicação fosse piada, brincadeira ou sátira feita para ser um meme na internet.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maurício João Vieira Filho, Ana Carolina Campos de Oliveira, Cláudia Thomé

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















