Desafios da interdisciplinaridade no cotidiano docente
DOI:
https://doi.org/10.22484/2177-5788.2025v51id5850Palavras-chave:
Teoria da Complexidade; interdisciplinaridade; Edgar Morin.Resumo
O presente artigo traz reflexões sobre a realidade e desafios na educação à luz da Teoria da Complexidade de Edgar Morin (pai da complexidade), sobretudo acerca da interdisciplinaridade. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com revisão bibliográfica e documental. A pesquisa tem como objetivo trazer as principais características da interdisciplinaridade sob a Teoria da Complexidade, além disso, há uma breve síntese sobre transdisciplinaridade, multidisciplinaridade e pluridisciplinaridade, objetivando explicitar como correlacionam-se entre si. Apresentamos uma breve gênese sobre a teoria e os principais contextos epistemológicos nos quais está inserida, trazemos um pequeno apontamento acerca dos três princípios que são usados para explicar: o dialógico, o recursivo e o hologramático. Procuramos discutir aqui possíveis contextos que a teoria da complexidade apresenta acerca das realidades e desafios na educação acerca da interdisciplinaridade. Concluímos com a premissa de que os conhecimentos estão interligados e que se forem assim percebidos haverá melhor aproveitamento no ensino de cada disciplina.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ivanildo de Sousa, Gercina Pereira de Oliveira Guedes, Zenaide Dias Teixeira, Jorge Manoel Adão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















