Odete e Celina
um caso de violência doméstica, psicológica e patrimonial, contra mulher na telenovela.
DOI:
https://doi.org/10.22484/2177-5788.2025v51id5856Palavras-chave:
violência contra as mulheres, gênero, TelenovelaResumo
Este artigo discute a relação entre as personagens Odete e Celina, do remake da novela Vale Tudo, como um caso de violência psicológica e patrimonial previsto na Lei Maria da Penha. A partir do caso espera-se contribuir não apenas para a visibilidade destes tipos de violência consideradas silenciosas, como para demonstrar a operação do conceito de gênero como categoria teórico-epistemológica, perpassada pelo conceito de foucaultiano de poder, para a complexificação do entendimento das violências de gênero contra mulheres. Propõem-se nesta discussão seguir deslindando a Comunicação como um campo chave para a compreensão dos dispositivos de poder-saber que transformam diferenças em desigualdades na Cultura, e cuja produção simbólica representa importante espaço para reprodução, ressignificação ou transformação dos sistemas de valores sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcia Veiga da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















