A RECONSTRUÇÃO DA VELHICE: AÇÕES POLÍTICAS E SOCIAIS NO MUNDO E NO BRASIL
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar um mapeamento histórico recente dos discursos positivos sobre idosos ocorridos em ações políticas e sociais internacionais e nacionais. Para discutir tal assunto, são abordadas as propostas políticas voltadas para o segmento idoso de três grupos em constante interação: 1) Organização das Nações Unidas (ONU), 2) movimentos sociaisde idosos e movimenos de especialistas das áreas da gerontologia e geriatria e 3) governo brasileiro. Em conjunto, tais grupos são responsáveis pela presença cada vez mais maciça de questões relacionadas ao envelhecimento nas pautas sociais e políticas e pela inclusão de uma nova maneira de entender a velhice como um momento que pode ser vivido de forma positiva.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.