Reflexões sobre a IAG sob a perspectiva de Lucia Santaella

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2026v52id6092

Palavras-chave:

antropomorfização, ética situada, criatividade

Resumo

Neste artigo são apresentadas algumas reflexões instigadas pela palestra, “Ambivalências da educação na era da Inteligência Artificial”, ministrada pela Prof.ª Dr. ª Lucia Santaella (PUC/SP), durante a Jornada Internacional de Inteligência Artificial (IA) e Educação. Às reflexões somam-se o diálogo com outros trabalhos da pesquisadora e estudos de diferentes autores sobre a IAG em contextos educacionais. Destacam-se os seguintes aspectos: a antropomorfização IAG; a IAG situada e a ética situada; a criatividade humana, da máquina e da IAG; o binômio competição e cocriação. Dentre os impactos da IAG na educação, sob a perspectiva de Lúcia Santaella, estão a necessidade de refletir sobre uma ética situada e a emergência do novo paradigma da colaboração entre seres humanos e IAG. Além disso, a responsabilidade (centralidade) dos humanos nessa parceria tem o potencial de, efetivamente, alargar as fronteiras da criatividade humana e da inovação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana Coutinho Pagliarini de Souza, Universidade de Sorocaba (Uniso)
    Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba, doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 
  • Cristiane Sales Pires, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) Sorocaba

    Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba (UNISO).

  • Francine de Oliveira Palma, Universidade de Sorocaba (Uniso)
    Professora de Língua Portuguesa na rede pública municipal e estadual na cidade de Sorocaba. Licenciada em Letras Português e Inglês (2012) pela Universidade de Sorocaba e em Pedagogia (2016) pela Facibra. Pós-graduada em Neuropsicopedagogia (2019) e em Alfabetização e Letramento (2019) pela Faculdade Intervale. Mestranda em educação na linha de Cotidiano Escolar, Práticas Educativas e Formação de Professores pela Universidade de Sorocaba e membra do Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação – GPESTI da Universidade de Sorocaba, como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES)

     

Downloads

Publicado

22-12-2025

Edição

Seção

DOSSIÊ JORNADA INTERNACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA E EDUCAÇÃO (JIAGE)

Como Citar

Reflexões sobre a IAG sob a perspectiva de Lucia Santaella. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 51, p. e025015, 2025. DOI: 10.22484/2177-5788.2026v52id6092. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/6092. Acesso em: 2 jan. 2026.