Reflexões sobre a IAG sob a perspectiva de Lucia Santaella
DOI:
https://doi.org/10.22484/2177-5788.2026v52id6092Palavras-chave:
antropomorfização, ética situada, criatividadeResumo
Neste artigo são apresentadas algumas reflexões instigadas pela palestra, “Ambivalências da educação na era da Inteligência Artificial”, ministrada pela Prof.ª Dr. ª Lucia Santaella (PUC/SP), durante a Jornada Internacional de Inteligência Artificial (IA) e Educação. Às reflexões somam-se o diálogo com outros trabalhos da pesquisadora e estudos de diferentes autores sobre a IAG em contextos educacionais. Destacam-se os seguintes aspectos: a antropomorfização IAG; a IAG situada e a ética situada; a criatividade humana, da máquina e da IAG; o binômio competição e cocriação. Dentre os impactos da IAG na educação, sob a perspectiva de Lúcia Santaella, estão a necessidade de refletir sobre uma ética situada e a emergência do novo paradigma da colaboração entre seres humanos e IAG. Além disso, a responsabilidade (centralidade) dos humanos nessa parceria tem o potencial de, efetivamente, alargar as fronteiras da criatividade humana e da inovação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luciana Coutinho Pagliarini de Souza, Cristiane Sales Pires, Francine de Oliveira Palma

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.

















