The "Museu do Agora" profile on Instagram:
a semiotic analysis of art on social media
DOI:
https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5606Keywords:
comunicação e arte, Instagram, Museu do AgoraAbstract
O presente artigo tem como tema a arte nas redes sociais, e, como objetivo, compreender a dimensão do processo de apreensão do objeto de arte nelas veiculado. Para tanto, procurou-se entender o estreitamento da relação da arte com as novas mídias e as possibilidades que esses ambientes ofertam para a veiculação, acesso e produção de arte. A fundamentação teórica envolveu Santaella e Leonardo, acerca da arte nas redes sociais; e Jenkins e Botelho, acerca da dimensão das novas relações estabelecidas pelas mídias contemporâneas. Valeu-se de uma análise semiótica peirceana da arte veiculada pelo Museu do Agora na rede social Instagram. Finalmente, refletir sobre a arte veiculada nas redes sociais atuais ajuda a compreender a natureza específica que a arquitetura das redes oferta à experiencia da arte.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Universitários - REU

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a REU - Revista de Estudos Universitários. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.