EDUCAÇÃO E CIDADANIA: DESAFIOS PARA A UNIVERSIDADE NA CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS COM AS COMUNIDADES POPULARES
Abstract
O artigo aborda os desa! os da universidade na construção de diálogos com as comunidades populares, tomando para análise a experiência das autoras no Programa Conexões de Saberes na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As questões aqui debatidas foram construídas a partir das tensões na relação com estudantes que integram o programa, desenvolvendo ações de extensão e pesquisa. Considera-se na análise o conceito operador de dispositivo, tal como o formula Gilles Deleuze (1996) ao examinar a obra de Foucault. O programa é analisado como uma estratégia de exercício do poder que gera novos contornos para as práticas educacionais na Universidade.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a REU - Revista de Estudos Universitários. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.