EDUCAÇÃO E CIDADANIA: DESAFIOS PARA A UNIVERSIDADE NA CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS COM AS COMUNIDADES POPULARES

Autores

  • Nair Iracema Silveira dos Santos
  • Gislei Domingas Romanzini Lazzarotto

Resumo

O artigo aborda os desa! os da universidade na construção de diálogos com as comunidades populares, tomando para análise a experiência das autoras no Programa Conexões de Saberes na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As questões aqui debatidas foram construídas a partir das tensões na relação com estudantes que integram o programa, desenvolvendo ações de extensão e pesquisa. Considera-se na análise o conceito operador de dispositivo, tal como o formula Gilles Deleuze (1996) ao examinar a obra de Foucault. O programa é analisado como uma estratégia de exercício do poder que gera novos contornos para as práticas educacionais na Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SANTOS, Nair Iracema Silveira dos; LAZZAROTTO, Gislei Domingas Romanzini. EDUCAÇÃO E CIDADANIA: DESAFIOS PARA A UNIVERSIDADE NA CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS COM AS COMUNIDADES POPULARES. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 33, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/667. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos