EDUCAÇÃO E CIDADANIA: DESAFIOS PARA A UNIVERSIDADE NA CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS COM AS COMUNIDADES POPULARES

Autores

  • Nair Iracema Silveira dos Santos
  • Gislei Domingas Romanzini Lazzarotto

Resumo

O artigo aborda os desa! os da universidade na construção de diálogos com as comunidades populares, tomando para análise a experiência das autoras no Programa Conexões de Saberes na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As questões aqui debatidas foram construídas a partir das tensões na relação com estudantes que integram o programa, desenvolvendo ações de extensão e pesquisa. Considera-se na análise o conceito operador de dispositivo, tal como o formula Gilles Deleuze (1996) ao examinar a obra de Foucault. O programa é analisado como uma estratégia de exercício do poder que gera novos contornos para as práticas educacionais na Universidade.

Downloads

Downloads

Como Citar

SANTOS, Nair Iracema Silveira dos; LAZZAROTTO, Gislei Domingas Romanzini. EDUCAÇÃO E CIDADANIA: DESAFIOS PARA A UNIVERSIDADE NA CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS COM AS COMUNIDADES POPULARES. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 33, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/667. Acesso em: 25 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos