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Lista de comprobación para la preparación de envíos
Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.Directrices para autores/as
Normas para submissão de originais
Os textos podem ser redigidos em qualquer idioma, entretanto, os metadados, compreendendo o título, resumo e palavras-chave devem ter versão nos idiomas português, inglês e espanhol.
A contribuição ter como autoria(s) pesquisador(es) doutor(es) vinculado(s) a Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, de instituições de educação superior nacional ou internacional e/ou pesquisador(es) doutorando(s) e/ou mestrando(s), em coautoria com doutores.
Como política da revista, artigo com o mesmo autor, pode ser publicado após o prazo de um ano.
A identificação de autoria(s) deve(m) ser preenchidas de maneira correta e completa na etapa 3 da submissão, Nome completo; Vínculo institucional; Cidade, Estado, País, link do Lattes no campo URL, link do ORCID e Biografia com titulação. Os originais enviados sem esses dados, serão recusados.
Respeitando-se o sistema de avaliação as cegas, os dados de identificação do(s) autor(es), não deverão constar no documento (word) submetido à REU - Revista de Estudos Universitários, assim como o texto do artigo não deve conter referências que permitam a identificação da autoria.
Se aprovado, o artigo deverá passar por revisão gramatical, de formatação e normalização. Há uma declaração disponível [clique aqui] que deverá ser preenchida, assinada pelo revisor responsável e enviada junto com o artigo finalizado.
Apresentação
A formatação deve seguir o modelo de padronização disponível no template (clique aqui). Quando não atender esta solicitação, será recusado na fase inicial da pré-avaliação.
O arquivo deve ser submetido em Word, fonte Segoe UI, corpo 12, espaçamento antes e depois de 6; espaçamento entrelinhas simples; justificado, parágrafos com entrada de 1,25 cm.
Artigo - deve ter no mínimo 35 mil e, no máximo, 50 mil caracteres (com espaços). O resumo deve ter extensão de 150 a 250 palavras.
Resenha - de livros publicados nos últimos dois anos, deve ter até 6.000 caracteres (com espaços) e seguir o modelo do Template disponível aqui.
Dissertações e Teses - em forma de resumo expandido, com quatro itens, numerados: introdução, objetivos, metodologia e resultados, perfazendo não mais que 4000 caracteres (com espaço).
Estrutura artigo
Estrutura do artigo deve seguir a sequência: título (português; inglês e espanhol); resumo (português, inglês e espanhol); palavras-chave (3 palavras chaves logo após o resumo nos respectivos idiomas (português, inglês e espanhol); corpo do texto e referências (inserir apenas obras citadas no texto).
Título do artigo em português – Segoe UI (não usar caixa alta), negrito, corpo 12, centralizado.
Resumo: A palavra “Resumo” deve estar grafada em Segoe UI (como no texto), sem negrito, corpo 10, espaço simples (1.0).
O texto deve apresentar ao leitor o problema de pesquisa, os objetivos, a metodologia, a relevância do estudo e apresentar os resultados obtidos. Deve ser constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas, com extensão de 100 a 120 palavras. O texto do resumo de ser grafado em Segoe UI, corpo 10, espaço simples de 1.0, justificado.
Palavras-chave: palavra 1; palavra 2; palavra 3. Escrita em minúsculo (exceto nome próprio ou científico), separada por ponto e vírgula e finalizada com ponto final. A REU utiliza três (3) palavras-chave que devem identificar o conteúdo do texto o mais precisamente possível).
Importante:
- Qualquer menção ou citação de autor ou obra no corpo do texto, remetendo às referências, deve aparecer com o ano de publicação e a página, inclusive as epígrafes.
- Usar itálico para palavras em língua estrangeira. Títulos de obras devem aparecer em com letra maiúscula apenas no início da primeira palavra (Exemplo: Caminhos da semiótica literária), e capítulos, contos, ou partes de uma obra devem ser apresentados entre aspas.
- Os Títulos e subtítulos das seções devem ser grafados com Fonte Segoe UI, numerado, negrito, corpo 12, alinhado à esquerda.
As Referências (de acordo com as normas da ABNT-NBR-6023/2018, devem conter somente as obras citadas no texto).
1 Sobre a organização
1.1 Devem ser dispostas em ordem alfabética pelo último sobrenome do primeiro autor e seguir a ABNT;
1.2 A palavra Referências deve ser grafada em Segoe UI, negrito, corpo 12, alinhada à esquerda, sem numeração.
1.3 As referências do texto devem estar em Segoe UI, corpo 12, espaço antes e depois de 6pt, espaçamento entrelinhas simples, alinhadas à esquerda. O título da obra deve ser grafado em negrito, conforme os exemplos a seguir:
2 Exemplos
2.1 Livro
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
2.2 Artigo em revista
BARROS, L. M.; VELOSO NETO, S. B. Claros e escuros: violências na sociedade midiatizada brasileira. Revista de Estudos Universitários, Sorocaba, v. 42, n. 2, p. 299 – 316, dez. 2016.
Observação: Depois de v., n. e p. deve ser dado um espaço em branco.
2.3 Artigo disponível na internet
KELLNER, D. O apocalipse social no cinema contemporâneo de Hollywood. Matrizes, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 13-28, jan./abr. 2016. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/119525. Acesso em: 18 dez. 2016.
Observação: Os meses do ano, na língua portuguesa, são substantivos comuns, portanto, grafados em letra minúscula
2.4 Teses e dissertações
OLIVEIRA, F. P. A. Comunicação contemporânea, cultura digital e práticas socioculturais: relações entre usuário-interator e tecnologia QR Code. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, 2016.
2.5 Textos em Anais de eventos
SILVA, M. C. C.; SANTOS, T. C. Peregrinar para narrar: uma leitura de narrativas sobre o Caminho de Santiago de Compostela. In: ENCONTRO DA COMPÓS, XXIV, 2015, UCB-Brasília. Anais: Compós, 2015. p. 1-14.
2.6 Textos publicados em jornais (assinados)
GALHARDO, R. Temer faz agrado a Dória por reforma da Previdência. O Estado de São Paulo, São Paulo, 8 ago. 2017. Política, p. A 4.
2.7 Textos publicados em jornais (não assinados)
MERCOSUL pune Maduro. O Estado de São Paulo, São Paulo, 8 de agosto 2017. Editorial, p. A3.
2.8 Textos publicados em revistas jornalísticas (assinados e não assinados)
A FEBRE paralisante. Veja. São Paulo: Editora Abril, edição nº 870, 1985.
Quando o autor estiver identificado, basta usar o mesmo padrão, substituindo a entrada da referência pelo sobrenome de quem assina do texto.
2.9 Textos jornalísticos on-line (assinados e não assinados)
MENDONÇA, H. Concessões de Temer para se salvar detonam ajuste fiscal de Meirelles. El País Brasil. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/25/politica/1501018235_950795.html. Acesso em: 8 ago. 2017.
CONCESSÕES de Temer para se salvar detonam ajuste fiscal de Meirelles. El País Brasil. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/25/politica/1501018235_950795.html. Acesso em: 10 jan. 2017.
3 Citações
3.1 Citação direta com até três linhas
As referências de autores, no corpo do texto, devem aparecer somente conforme segue:
Sobrenome do autor, ano, número da página da publicação. As palavras do autor devem vir entre aspas e com referência ao autor das seguintes maneiras: (Sobrenome do autor com letra minúscula, ano, p. xx).
Exemplos:
É próprio da imagem-movimento cinematográfica “extrair de veículos ou dos corpos móveis o movimento que é sua substância comum, ou extrair dos movimentos a mobilidade que é sua essência” (Deleuze, 2009, p. 44).
Ou
No filme de época, segundo Deleuze (2009, p. 243), “[...] o traje, o vestuário e até mesmo os tecidos funcionam como comportamentos ou habitus e são indícios de uma situação que revelam”.
Observação: Ao omitir parte de citação direta, use o colchete com três pontos dentro dele. Se o número da página for formado por um só digito, não inserir zero à esquerda.
3.2 Citação Direta destacada do corpo do texto (com mais de três linhas)
Utilize fonte Segoe UI, corpo 10, entrelinha simples, justificado, com recuo de parágrafo, à esquerda, de 4cm. Observe que o ponto final é colocado após o parêntese contendo as informações da origem da fonte.
Exemplos:
Um segundo aspecto comum ao jornalismo e à etnografia é a utilização de ‘informantes’ para interpretar o que é apreendido em campo. Como um ator externo, jornalista e antropólogo podem cometer equívocos na hora de inferir valores ou de julgar determinadas situações. Por isso, é importante encontrar um reforço interpretativo entre os indivíduos partícipes das dinâmicas observadas. O repórter precisa de alguém que possa apresentar os detalhes das ocorrências sobre as quais vai tratar. E o etnógrafo, que conta com o auxílio de um ‘guia’, terá mais condições de apreender os significados que lhe escapam (Rovida, 2015, p. 87).
Ou
A percepção não só retém ou reflete o que nos interessa como também não deixa passar o que, num primeiro momento, nos parecia indiferente. A importância disto é enfatizada por Deleuze (2009, p. 106-107):
Há forçosamente uma parte de movimentos exteriores que ‘absorvemos’, que refratamos, e que não se transformam nem em objetos de percepção nem em atos do sujeito; em vez disso eles vão marcar a coincidência do sujeito e do objeto numa qualidade pura. É esse o último avatar da imagem-movimento: a imagem-afeção. Seria um erro considerá-lo como uma falha do sistema percepção-ação. Pelo contrário, é um terceiro dado absolutamente necessário
3.3 Citação indireta
Para citações indiretas usar somente sobrenome do autor, com a primeira letra maiúscula e no corpo do texto, separado por vírgula do ano de publicação. Não inserir sobrenome do autor, em caixa alta, e ano da publicação, no final do parágrafo.
Exemplo:
Uma das tendências do pensamento comunicacional, segundo Miège (2000), constituiu-se em torno do método estrutural e suas aplicações linguísticas. O método estrutural - assim como o pensamento que lhe dá continuidade, o estruturalismo – teve um impacto profundo e duradouro sobre o pensamento comunicacional -, especialmente na análise estrutural das narrativas e das mensagens visuais e também na automatização da informação.
4 Notas
Notas numeradas (em algarismos ordinais) devem aparecer no final de cada página (notas de rodapé). Corpo 10, Segoe UI. As notas de rodapé devem ser usadas apenas para comentários, esclarecimentos e traduções. Elas não devem ser usadas para referências bibliográficas de qualquer espécie.
5 Gráficos, quadros, tabelas, imagens
As imagens, tabelas e quadros devem constar no corpo do texto, além de encaminhados como documentos suplementares pelo sistema de submissão da revista, em formato JPG com resolução de 300 dpi, com largura mínima de 10cm (altura proporcional).
Devem ter um número em algarismo arábico, sequencial, inscritos na parte superior, precedida da palavra Tabela/Quadro/Figura. Colocar um título por extenso, inscrito no topo da tabela/quadro/figura, para indicar a natureza e abrangência do seu conteúdo. A fonte deve ser colocada imediatamente abaixo da tabela/quadro/figura para indicar a autoridade dos dados e/ou informações da tabela, precedida da palavra Fonte. Recomenda-se examinar os números da Revista de Estudos Universitários – REU, disponíveis on line.
Observação: a desconsideração das normas implicará recusa na pré-avaliação.
Informações atualizadas em 30 de janeiro de 2024.
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6 Declaração de Direito Autoral
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista de Estudos Universitários. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial.
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