A websérie enquanto processo comunicacional no contexto da cultura da convergência e os alicerces midiáticos necessários para sua roteirização
Resumen
A websérie é uma narrativa midiática produzida em linguagem audiovisual, de maneira serializada. Como produto audiovisual, a websérie deriva de um projeto escrito, denominado roteiro. O roteiro é responsável por apresentar o contexto diegético da narrativa, bem como os personagens, as ações a serem desenvolvidas e relação entre tempo e espaço. A estrutura do roteiro, no entanto, precisa adequar-se às tecnologias digitais emergentes, visto que a websérie é um produto cibercultural que se enquadra nos estudos de comunicação digital. Este trabalho visa, portanto, ao estudo da roteirização para novas mídias, compreendendo a presença das narrativas no espaço cibernético e as etapas fundamentais para a construção do roteiro. Para isso, além de propor uma reflexão teórica – com o apoio de autores como Todorov, Jenkins, Murray, Gosciola, Weller, Comparato, Gumbrecht, Felinto, Vargas Llosa e Vanoye & Goliot-Lété –, esta pesquisa também teceu uma discussão acerca do roteiro do episódio Status: Enrolados, da websérie Crises Inúteis de um Relacionamento Qualquer, Phil Rocha e Douglas Jansen, 2013.
Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a REU - Revista de Estudos Universitários. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.