O cinema como vivência dos direitos humanos na escola

Autores/as

  • Ana Maria Acker Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Gabriela Machado Ramos de Almeida Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2017v43n2p247-260

Resumen

O artigo apresenta uma discussão sobre o cinema como via de contato com a alteridade e se dispõe a pensá-lo como ferramenta pedagógica nas escolas, para além da ilustração de conteúdos didáticos, tomando as imagens como dispositivo que permite sensibilizar estudantes, refinar o seu olhar em relação à comunidade que os cerca e incentivá-los a atuar crítica e criativamente no mundo. A discussão é feita a partir de um relato do projeto de extensão Cine Diversidade, do curso de Jornalismo da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas/RS. Realizado em parceria com escolas públicas do município, envolve ações em duas frentes: um cineclube e uma formação teórico-prática em audiovisual centrada no documentário, oferecida a um grupo de 30 alunos do ensino fundamental. As atividades têm como temas transversais os direitos humanos e a diversidade e promovem a abordagem destes assuntos por meio do cinema.

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Publicado

2017-12-04

Cómo citar

ACKER, Ana Maria; MACHADO RAMOS DE ALMEIDA, Gabriela. O cinema como vivência dos direitos humanos na escola. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 43, n. 2, 2017. DOI: 10.22484/2177-5788.2017v43n2p247-260. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/3129. Acesso em: 19 dic. 2024.