Enfoques sobre la crisis de la biodiversidad en el periodismo

Un análisis pragmático de la narrativa del periódico brasileño “Folha de S. Paulo”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2023v49id5301

Palabras clave:

Crisis de la biodiversidad, Periodismo, Análisis Pragmático

Resumen

En este artículo, se aplicó una metodología conocida como Análisis Pragmático de la Narrativa Periodística a historias periodísticas ambientales sobre la crisis de la biodiversidad publicadas por el periódico brasileño "Folha de S. Paulo" en 2022. El objetivo detrás de este proceso fue identificar la ocurrencia de ciertos defectos o vicios en la cobertura periodística contemporánea sobre cuestiones ambientales. Tal análisis se justifica por la necesidad de comprender estos vicios, de modo que sean tenidos en cuenta por los profesores que pretenden utilizar textos periodísticos sobre cuestiones ambientales como parte de sus clases. El hallazgo principal de este estudio se refiere al hecho de que las fuentes académicas predominan en los textos periodísticos sobre la crisis de la biodiversidad, que es precisamente uno de los vicios anticipados; por otro lado, también se observó la ausencia de fragmentación en estos textos, lo que compensa la priorización de las fuentes académicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Guilherme Profeta, Universidade de São Paulo (USP) | Museu de Zoologia da USP (MZUSP)

Bacharel em Comunicação Social: Jornalismo pela Universidade de Sorocaba (Uniso), especialista em Gestão Estratégica também pela Uniso, mestre em Divulgação Científica e Cultural (Linguística) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor em Educação pela Uniso. Conduziu em seu Mestrado o projeto de pesquisa intitulado Elementos narrativos na Ficção Científica e a aplicabilidade da narração em textos de divulgação: Um estudo baseado em 2001: Uma Odisseia no Espaço, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Em seu doutorado, conduziu o projeto Educação, alteridade e jornalismo em perspectiva etnográfica. Atualmente, é pós-doutorando no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), pesquisando a interface museu-jornalismo na educação para a biodiversidade. No passado, atuou como coordenador de produção editorial e gerente de comunicação corporativa da Acesso Comunicação. Seus trabalhos literários foram publicados no Brasil e no exterior. Foi um dos dois autores internacionais selecionados para a coletânea Cow Creek Review de 2009/2010, publicada pela Pittsburg State University. É o autor do livro-reportagem em quadrinhos Projeto Hibakusha, publicado em 2020 na ocasião dos 75 anos do bombardeio atômico de Hiroshima, que faz parte do acervo do Museu Memorial da Paz (Hiroshima Peace Memorial Museum), no Japão. Atua como docente da graduação em Jornalismo da Uniso e também no programa de pós-graduação em Educação da mesma instituição. É um dos jornalistas à frente do projeto de divulgação científica Uniso Ciência/Science @ Uniso.

Publicado

2023-12-11

Cómo citar

PROFETA, Guilherme. Enfoques sobre la crisis de la biodiversidad en el periodismo: Un análisis pragmático de la narrativa del periódico brasileño “Folha de S. Paulo”. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 49, p. e023012, 2023. DOI: 10.22484/2177-5788.2023v49id5301. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5301. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Livres