Preparando cidadãos digitais

o desafio da IA e da educação midiática

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5564

Keywords:

educação midiática, inclusão digital, inteligência artificial (IA)

Abstract

The review of Media Education and Artificial Intelligence: Fundamentals, by Mariana Ochs, explores the impact of artificial intelligence on education and its relationship with media literacy. The book proposes an expansion of media literacy to include critical understanding of algorithms and AI systems, preparing students and educators for the challenges of the digital era. Ochs revisits and deepens concepts presented in her previous work, the Media Literacy Guide, addressing algorithmic dynamics that influence information consumption and offering pedagogical practices for a more critical and inclusive education. The review highlights the importance of the book as an essential tool for shaping critical and conscious digital citizens, emphasizing the need to ethically and responsibly integrate AI into education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Paulo Antonio de Sousa, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba - UNISO. Especialista em Design de Comunicação de Moda, na área de Merchandising de Moda, pela Universidade do Minho em Portugal. Especialista em Inteligência Organizacional e Competitiva pela Universidade de Brasília - UnB. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Comunicação Institucional e Relações Públicas pelo IESB (DF). Foi Consultor Especialista em Projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Consultor Especialista em Projetos da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) para o Programa Alfabetização Solidária. Atuou como Relações-Públicas dos Salesianos do Brasil, responsável pela coordenação da comunicação e marketing institucional e relacionamento com autoridades públicas parceiras. Atuou como Professor Universitário das disciplinas de comunicação, marketing e eventos e gestão da informação e do conhecimento aplicadas aos cursos de comunicação social da Faculdade Anhangüera de Brasília e do curso de Pós-Graduação em Assessoria de Comunicação do Centro Universitário UniEURO. Foi Coordenador de Cursos Técnicos [PRONATEC] pela mesma instituição de ensino superior. Exerceu o cargo de Analista de Desenvolvimento de Pessoas no SESC/DF, no planejamento e desenvolvimento de estratégias de treinamento, desenvolvimento e educação corporativa e cerimonial e eventos. Atualmente é Servidor Público da Câmara Municipal de Sorocaba, no cargo de Mestre de Cerimônias. Já foi Diretor-Geral da Escola do Legislativo de Sorocaba e atualmente é Coordenador-Geral do Laboratório de Inovação - LabLeg Sorocaba.

Published

2024-10-07

How to Cite

PAULO ANTONIO DE SOUSA. Preparando cidadãos digitais: o desafio da IA e da educação midiática. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 50, p. e024007, 2024. DOI: 10.22484/2177-5788.2024v50id5564. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5564. Acesso em: 28 oct. 2024.

Issue

Section

Resenha