Abordagens lúdicas para a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI)

conceitos fundamentais e casos de referencia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5589

Palabras clave:

alfabetização midiática e informacional, gamificação, estudo de caso

Resumen

Este estudo explora o uso da gamificação como estratégia didática para promover a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) entre estudantes do ensino secundário na Costa Rica, por meio de uma oficina gamificada na plataforma “Classcraft”. Os participantes relataram um aumento na sua compreensão do conceito de AMI, bem como um alto nível de satisfação com a experiência. A motivação intrínseca foi um fator-chave para o envolvimento dos alunos, e as mecânicas de jogo utilizadas receberam feedback positivo, destacando a importância de alinhar a gamificação com os interesses dos participantes. Este estudo fornece referências para futuros projetos que busquem desenvolver processos de AMI por meio de abordagens lúdicas, promovendo assim uma educação mais dinâmica e eficaz no contexto digital atual.

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Publicado

2024-12-29

Cómo citar

FONSECA HIDALGO, José Andrés. Abordagens lúdicas para a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI): conceitos fundamentais e casos de referencia. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 50, p. e024014, 2024. DOI: 10.22484/2177-5788.2024v50id5589. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5589. Acesso em: 13 mar. 2025.

Número

Sección

Dossiê - Educação Midiática