Abordagens lúdicas para a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI)
conceitos fundamentais e casos de referencia
DOI:
https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5589Palabras clave:
alfabetização midiática e informacional, gamificação, estudo de casoResumen
Este estudo explora o uso da gamificação como estratégia didática para promover a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) entre estudantes do ensino secundário na Costa Rica, por meio de uma oficina gamificada na plataforma “Classcraft”. Os participantes relataram um aumento na sua compreensão do conceito de AMI, bem como um alto nível de satisfação com a experiência. A motivação intrínseca foi um fator-chave para o envolvimento dos alunos, e as mecânicas de jogo utilizadas receberam feedback positivo, destacando a importância de alinhar a gamificação com os interesses dos participantes. Este estudo fornece referências para futuros projetos que busquem desenvolver processos de AMI por meio de abordagens lúdicas, promovendo assim uma educação mais dinâmica e eficaz no contexto digital atual.
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