Neurotransmissores centrais envolvidos na dependência alcoólica
Resumo
O objetivo deste trabalho é divulgar os resultados de pesquisa sobre os neurotransmissores envolvidos com os efeitos do álcool no sistema nervoso central. Realizou-se um levantamento bibliográfico em livros didáticos, em base de dados Medline e Scielo, enfatizando-se publicações a partir da década de 90. Os descritores foram dependência química, neurotransmissores, tolerância a drogas e síndrome de abstinência, cruzados aleatoriamente com a palavra álcool. Foram selecionados doze artigos científicos que atenderam ao objetivo proposto. Os principais neurotransmissores relacionados com a psicofarmacologia do álcool encontrados foram o GABA, dopamina, glutamato e opióides.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
05-04-2016
Como Citar
MARQUES, Marcos Spalato; MENEZES, Gisele Klarosk; OSHIMA-FRANCO, Yoko. Neurotransmissores centrais envolvidos na dependência alcoólica. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 32, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/2498. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a REU - Revista de Estudos Universitários. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.