O projeto educacional de Raul Rodrigues Gomes (1889-1975):

proposições de um intelectual paranaense na I Conferência Nacional de Educação em 1927

  • Vanessa Goes da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
  • Oriomar Skalinski Junior Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Palavras-chave: Raul Rodrigues Gomes. I Conferência Nacional de Educação., Raul Rodrigues Gomes, Conscrição escolar., I Conferência Nacional de Educação, Desanalfabetização., Conscrição escolar

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o projeto educacional expresso por Raul Rodrigues Gomes (1889-1975) sob a forma de três teses – intituladas Conscripção Escolar, Plano de Desanalphabetização e Missões Escolares – levadas à I Conferência Nacional de Educação, realizada em 1927 na cidade de Curitiba. Trata-se de pesquisa de caráter bibliográfico e documental, na qual são tomadas como fontes as três referidas teses. Empregam-se como categorias de análise conceitos de Antonio Gramsci, notadamente, os de sociedades civil e política, de bloco histórico e de hegemonia, a fim de avaliar o papel dos intelectuais na organização da cultura. Verificou-se na análise das proposições educacionais de Raul Gomes a existência de uma sólida produção – alicerçada em sua perspectiva acerca das ideias da Escola Nova – relativa à organização escolar, às práticas pedagógicas e à formação de professores, sob a forma de projetos cujo escopo final era o enfrentamento do problema do analfabetismo no país.

Biografia do Autor

Vanessa Goes da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Mestranda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na linha História e Historiografia da Educação. Membro do grupo de pesquisa Culturas Escolares, História e Tempo Presente (CEHTP). Desenvolve pesquisas na área de História da Educação, com ênfase na História da Educação e dos Intelectuais, Formação de Professores, e Ensino de Língua Portuguesa.
Oriomar Skalinski Junior, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Membro do Grupo de Pesquisa História, intelectuais e educação no Brasil e no Paraná de oitocentos e de novecentos (GEPHIED). Desenvolve pesquisas na área de História da Educação, com ênfase nos seguintes temas: Intelectuais e História da Educação, Igreja Católica e Educação no Brasil, Companhia de Jesus e Educação.

Referências

ABREU, Geysa Spitz Alcoforado de. A trajetória de Lysimaco Ferreira da Costa: educador, reformador e político no cenário da educação brasileira. 2007. 222 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, PUC-SP, São Paulo, 2007.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação: histórico. Disponível em: . Acesso em: 3 set. 2015.
GOMES, Raul Rodrigues. Conscripção escolar. Curitiba: Empreza Graphica Paranaense, 1927.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, volume 2: os intelectuais, o princípio educativo, jornalismo. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
LOURENÇO FILHO, Manuel Bergström. Introdução ao estudo da escola nova. São Paulo: Melhoramentos, 1930.
MONARCHA, Carlos. Convocando os hermeneutas da república iletrada: o Prêmio Francisco Alves. História da Educação, São Paulo, v. 18, n. 44, p. 149-164, set./dez. 2014.
MONAL, Isabel. Gramsci, a sociedade civil e os grupos subalternos. In: COUTINHO, Carlos Nelson; TEIXEIRA, Andréa de Paula (Org.). Ler Gramsci, entender a realidade. Rio de Janeiro: Civlização Brasileira, 2003. p. 189-200.
OLIVEIRA, Pamela Faria. Ações modernizadoras em Minas Gerais: a reforma educacional de Francisco Campos (1926-30). 2011. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de História e Historiografia da Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
PAGNI, Pedro Angelo. Fernando de Azevedo: educador do corpo (1916-1933). 1994. 195 f. Dissertação (Mestrado em História e Filosofia da Educação) - Faculdade de Educação, PUC-SP, São Paulo, 1994.
PORTELLI, Hugues. Gramsci e o bloco histórico. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
VIEIRA, Carlos Eduardo. O movimento pela escola nova no Paraná: trajetória e ideias educativas de Erasmo Pilotto. Educar em Revista, Curitiba, n. 18, p. 53-73, 2001.
Publicado
2017-05-11
Como Citar
DA SILVA, V.; SKALINSKI JUNIOR, O. O projeto educacional de Raul Rodrigues Gomes (1889-1975):. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 19, n. 1, p. 87-109, 11 maio 2017.
Seção
Artigos