Compartilhar literatura nos anos iniciais do ensino fundamental

Palavras-chave: Literatura., Formação docente., Leitura literária.

Resumo

Neste artigo, buscamos desenvolver uma reflexão acerca das possíveis contribuições na perspectiva de compartilhar literatura no cotidiano das escolas de ensino fundamental nos anos iniciais. Com base em referenciais teóricos, que defendem uma concepção ampla de literatura como fruição e alimento, e em dados de entrevistas realizadas com dois professores desse nível de ensino, sobre sua formação literária e prática com o ensino da literatura em suas aulas, evidenciamos que os professores reconhecem o valor da literatura na formação do sujeito, no entanto, não realizam uma prática coerente com essa concepção. A formação inicial do professor, no curso de Pedagogia, bem como a formação continuada para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental é um aspecto apontado como essencial para que escola possa compartilhar literatura e não promover a inadequada escolarização da literatura como tradicionalmente vem sendo feito na escola.

Biografia do Autor

Ana Silvia Moço Aparício, Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

Doutora em Linguistica Aplicada.

Referências

BENJAMIN, Walter. O Narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
CUNHA, Antônio Geraldo da Cunha. Dicionário etimológico Nova Fronteira da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita. (Org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.
DICIONÁRIO Michaelis. Disponível em: . Acesso em: 9 jan. 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MACHADO, Regina. Acordais fundamentos teóricos-poéticos da arte de contar histórias. São Paulo: DCL, 2004.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani. (Org.). Escolarização da leitura literária. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.
Publicado
2018-04-24
Como Citar
SILVA, J.; APARÍCIO, A. S. Compartilhar literatura nos anos iniciais do ensino fundamental. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 20, n. 1, p. 227-241, 24 abr. 2018.
Seção
Artigos