Compartilhar literatura nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n1p227-241

Resumo

Neste artigo, buscamos desenvolver uma reflexão acerca das possíveis contribuições na perspectiva de compartilhar literatura no cotidiano das escolas de ensino fundamental nos anos iniciais. Com base em referenciais teóricos, que defendem uma concepção ampla de literatura como fruição e alimento, e em dados de entrevistas realizadas com dois professores desse nível de ensino, sobre sua formação literária e prática com o ensino da literatura em suas aulas, evidenciamos que os professores reconhecem o valor da literatura na formação do sujeito, no entanto, não realizam uma prática coerente com essa concepção. A formação inicial do professor, no curso de Pedagogia, bem como a formação continuada para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental é um aspecto apontado como essencial para que escola possa compartilhar literatura e não promover a inadequada escolarização da literatura como tradicionalmente vem sendo feito na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Silvia Moço Aparício, Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

Doutora em Linguistica Aplicada.

Publicado

24-04-2018

Como Citar

SILVA, Jair Rodrigues; APARÍCIO, Ana Silvia Moço. Compartilhar literatura nos anos iniciais do ensino fundamental. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, 2018. DOI: 10.22483/2177-5796.2018v20n1p227-241. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3108. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos