Compartilhar literatura nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n1p227-241

Resumen

Neste artigo, buscamos desenvolver uma reflexão acerca das possíveis contribuições na perspectiva de compartilhar literatura no cotidiano das escolas de ensino fundamental nos anos iniciais. Com base em referenciais teóricos, que defendem uma concepção ampla de literatura como fruição e alimento, e em dados de entrevistas realizadas com dois professores desse nível de ensino, sobre sua formação literária e prática com o ensino da literatura em suas aulas, evidenciamos que os professores reconhecem o valor da literatura na formação do sujeito, no entanto, não realizam uma prática coerente com essa concepção. A formação inicial do professor, no curso de Pedagogia, bem como a formação continuada para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental é um aspecto apontado como essencial para que escola possa compartilhar literatura e não promover a inadequada escolarização da literatura como tradicionalmente vem sendo feito na escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Silvia Moço Aparício, Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

Doutora em Linguistica Aplicada.

Publicado

2018-04-24

Cómo citar

SILVA, Jair Rodrigues; APARÍCIO, Ana Silvia Moço. Compartilhar literatura nos anos iniciais do ensino fundamental. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, 2018. DOI: 10.22483/2177-5796.2018v20n1p227-241. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3108. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos