Reflexiones sobre el desarrollo del aprendizaje y la complejidad neurocognitiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n2p455-470

Resumo

O presente texto pretende abordar e discutir a relação entre experiência, memória, emoção e estímulo no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, buscamos apoio em diversos estudos que fornecem alguns fundamentos sobre os mecanismos cerebrais relacionados à aprendizagem humana. Com isso, através do diálogo entre os autores citados e seus interlocutores, fazemos algumas considerações sobre a complexidade do cérebro humano no que denominamos de elementos basais de aprendizagem. Embora este ensaio promova um tatear inicial pelo assunto em discussão, buscamos apontar que não se pode atribuir a racionalidade do ser humano somente a um único fator, mas sim, distintos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Henrique Barnabé Corrêa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Licenciado em Química e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba; Especialista em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC; e, Doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Têm experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Processo de Ensino e Aprendizagem em Ciências/Química, Impactos da Ciência e da Tecnologia na Sociedade, Iniciação à Docência e Identidade Profissional.

Publicado

30-08-2018

Como Citar

CORRÊA, Thiago Henrique Barnabé; CELY, Claudia Patricia Moreno; CUADROS, Nubia Elena Pineda de. Reflexiones sobre el desarrollo del aprendizaje y la complejidad neurocognitiva. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 20, n. 2, 2018. DOI: 10.22483/2177-5796.2018v20n2p455-470. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3194. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos