A produção científica no campo da educação não formal:

dissertações e teses no sistema de informação da BDTD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n2p507-528

Resumo

O artigo centra-se nas abordagens teórico-metodológicas empregadas na pesquisa no campo conceitual e prático da educação não formal pelo uso específico dessa terminologia. O objetivo é refletir sobre a constituição e a configuração do campo conceitual da educação não formal no Brasil. A pesquisa é de abordagem quali-quanti e do tipo bibliográfico, e se realiza a partir de um levantamento das produções acadêmicas encontradas no Banco Digital de Teses e Dissertações sobre os referenciais teóricos e metodológicos utilizados nas pesquisas no campo da educação não formal. A baixa produtividade com o termo indicado pode dever-se ao fato de a área não estar consolidada nas faculdades, exceto por algum professor que publique e pesquise nessa área. E que as faculdades não se abriram totalmente para o campo da educação não formal, especialmente a área da educação, já que outras ocupam o campo com pesquisas e produções teóricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Sieiro Fernandes, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL

Pedagoga, mestre e doutora em Educação, pela UNICAMP. Pós doutoranda pela Faculdade de Educação – UNICAMP e docente do Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, campus Maria Auxiliadora, Americana-SP.

Débora Mazza, UNICAMP - Faculdade de Educação

Doutora em Sociologia pelo Laboratoire Genre, Travail e Mobilité/Paris . Pós doutorado em Sociologia pelo Centre de Recherche sur le Brésil Contemporaim/ Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales/Paris. Doutora em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Diretora Associada da FE/UNICAMP e docente do Departamento de Ciências Sociais na Educação . 

Publicado

30-08-2018

Como Citar

FERNANDES, Renata Sieiro; MAZZA, Débora. A produção científica no campo da educação não formal:: dissertações e teses no sistema de informação da BDTD. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 20, n. 2, 2018. DOI: 10.22483/2177-5796.2018v20n2p507-528. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3208. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos