A República e o cidadão:

propostas para o ensino de Educação Moral e Cívica no Paraná - (1906 a 1910)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n2p397-417

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer circular os resultados de investigação desenvolvida por meio de projeto de pesquisa associado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. O procedimento definido para a pesquisa considerou as metodologias cunhadas no campo da História da Educação que tomam a Imprensa Pedagógica como foco de estudos. A análise se inseriu no campo da Nova História Cultural, mais precisamente, vinculou-se aos conceitos de Representação e Apropriação, desenvolvidos por Roger Chartier. Os resultados apontaram, nos discursos publicados no periódico, em consonância com os resultados de outros estudos divulgados pela historiografia da educação, sobretudo nos últimos 20 anos, o destaque ao ensino de Educação Moral e Cívica como elemento primordial na formação dos “recém-nascidos” cidadãos republicanos paranaenses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Ferreira Pinto Bogoni, Universidade Estadual de Maringá

Mestrado em Educação Universidade Estadual de Maringá. Atua profissionalmente como professora do ensino fundamental ll e Ensino Médio na rede estadual de ensino no Estado do Paraná.

Elaine Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1987), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1994), doutorado em História e Sociedade pela Unesp  (2002). Atualmente é Professora Associada do departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Atua principalmente nos temas: História da Educação Brasileira, com destaque para a Educação Paranaense; o Campo Disciplinar da História da Educação, suas relações com o ensino e a pesquisa; a Cultura Escolar e o ensino de história da educação, a Imprensa especializada em educação e ensino como fonte, tema e objeto para a História da Educação e História da Infância.

Publicado

2019-08-29

Como Citar

BOGONI, M. F. P.; RODRIGUES, E. A República e o cidadão:: propostas para o ensino de Educação Moral e Cívica no Paraná - (1906 a 1910). Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 21, n. 2, 29 ago. 2019.

Edição

Seção

Dossiê - Dimensões socio-histórico-culturais da educação escolar