A República e o cidadão:

propostas para o ensino de Educação Moral e Cívica no Paraná - (1906 a 1910)

Palavras-chave: História da educação., Cidadão republicano., Imprensa pedagógica.

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer circular os resultados de investigação desenvolvida por meio de projeto de pesquisa associado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. O procedimento definido para a pesquisa considerou as metodologias cunhadas no campo da História da Educação que tomam a Imprensa Pedagógica como foco de estudos. A análise se inseriu no campo da Nova História Cultural, mais precisamente, vinculou-se aos conceitos de Representação e Apropriação, desenvolvidos por Roger Chartier. Os resultados apontaram, nos discursos publicados no periódico, em consonância com os resultados de outros estudos divulgados pela historiografia da educação, sobretudo nos últimos 20 anos, o destaque ao ensino de Educação Moral e Cívica como elemento primordial na formação dos “recém-nascidos” cidadãos republicanos paranaenses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Ferreira Pinto Bogoni, Universidade Estadual de Maringá

Mestrado em Educação Universidade Estadual de Maringá. Atua profissionalmente como professora do ensino fundamental ll e Ensino Médio na rede estadual de ensino no Estado do Paraná.

Elaine Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1987), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1994), doutorado em História e Sociedade pela Unesp  (2002). Atualmente é Professora Associada do departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Atua principalmente nos temas: História da Educação Brasileira, com destaque para a Educação Paranaense; o Campo Disciplinar da História da Educação, suas relações com o ensino e a pesquisa; a Cultura Escolar e o ensino de história da educação, a Imprensa especializada em educação e ensino como fonte, tema e objeto para a História da Educação e História da Infância.

Referências

ANDRADE, Maria Lucia de. Dario Vellozo e a escola moderna: a renovação do pensamento educacional o Paraná (1906-1918). In: VIERIA, Carlos E. (org.). Intelectuais, educação e modernidade do Paraná (1886-1964). Curitiba: UFPR, 2007. p. 191-215.

BILAC, Olavo. A língua portuguesa. A Escola, Curitiba, v. 1, n. 3, p. 65-68, maio 1906.

CARVALHO, Marta Chagas de. Molde nacional e fôrma cívica: higiene moral e trabalho no projeto da Associação Brasileira de Educação (1924-1931). São Paulo: Ed. São Francisco, 1998.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 5, n. 11, p. 173-191, jan./abr. 1991. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000100010. Acesso em: 20 dez. 2016.

CHARTIER, Roger. Textos, impressão, leituras. In: LYNN, H. A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 211-238.

CHARTIER, Roger. A história cultural. Entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 2002.

COARACY, Vivaldo. A escola moderna. A Escola, Curitiba, v. 3, n. 6/8, p. 135-136, out./dez. 1908.

D’ALVA, Julio. O segredo da victoria. A Escola, Curitiba, v. 1, n. 7, p. 129-137, ago. 1906.

DROZ. Instrucção cívica: grandeza de encargo que incumbe a mocidade. A Escola, Curitiba, v. 1, n. 6, p. 103-104, julho 1906.

ELEUTÉRIO, Maria de Lourdes. Imprensa a serviço progresso. In: MARTINS, Ana Luiza; DE LUCA, Tânia Regina. (orgs.). História da imprensa no Brasil. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012. p. 83-102.

FRAZÃO, Manoel P. O ensino nacional. A Escola, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 41-45, maio/jun. 1908.

MACEDO, F. R. A. Epistolas pedagógicas. A Escola, Curitiba, v. 2, n. 6-7, p. 67-71, jun./ jul. 1907.

MACHADO, Maria Cristina Gomes. Fontes e história das instituições escolares: o projeto educacional de Rui Barbosa no Brasil. In: LOMBARDI, José Claudinei; NASCIMENTO, Maria

Isabel Moura. (orgs.). Fontes, história e historiografia da educação. Campinas: Autores Associados, Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Palmas: Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná (UNICS); Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2004. p. 65-83.

MACHADO, Maria Cristina Gomes. O Decreto de Leôncio de Carvalho e os pareceres de Rui Barbosa em Debate: a criação da escola para o povo no Brasil no século XIX. In: STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. (orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. v. 2. p.91-103.

MELO, Rosany Joicy. Dario Vellozo e a criação da revista pátria e lar: uma estratégia educacional para uma Curitiba Republicana. (1912-1913). 2016. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação) – UEM, Maringá, 2016.

MUNHOZ, Alfredo. O dever. A Escola, Curitiba, v. 3, n. 3-5, p. 83-85, jul./set. 1908.

PARANÁ, Sebastião. A escola. A Escola, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 1-2, fev. 1906.

ROSSI, Ednéia Regina. "Insuladas tribos": a escola primária e a forma de socialização escolar: São Paulo (1912-1920). 235 f. 2003. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Assis, 2003.

ROSSI, Ednéia Regina. O projeto de educação da modernidade e a constituição da identidade da nação brasileira na Primeira República (1889-1929). In: NEVES, Fatima M.; ROSSI, Edneia R.; RODRIGUES, Elaine. (orgs.). Fundamentos históricos da educação no Brasil. 2. ed. Maringá: Eduem, 2009. v. 4. p. 89-102.

SANTOS, Claudino dos. Ligeira excursão pelos domínios da psychologia do ensino. A Escola, Curitiba, v. 5, n. 7-12, p. 262-269, jul./dez. 1910.

SOBRAL, Armandio. A instrucção no Japão. A Escola, Curitiba, v. 2, n. 8-9, p. 134-136, ago./set. 1907.

SOUZA, Lourenço. A missão da escola. A Escola, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 2-4, fev. 1906.

SOUZA, Lourenço. A Instrucção na Rússia. A Escola, Curitiba, v. 2, n. 1-4, p. 27-30, jan./abr. 1907.

SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo, 1890-1910. São Paulo: Unesp, 1998.

SOUZA, Rosa Fátima de. Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil. Cadernos Cedes, Campinas, v. 10, n. 51, p. 9-28, nov. 2000. Disponível em: https://social.stoa.usp.br/articles/0016/3185/InivaA_A_o_educacional_no_ seculo_XiX-_aconstruA_A_o_do_curriculo_da_escolca_primA_ria_no_Brasil.pdf. Acesso em: 26 jun. 2017.

SOUZA, Veríssimo de. O prisma da educação com suas quatro cores. A Escola, Curitiba, v. 5, n. 4-6, p. 209-2011, abr./jun. 1910.

VELLOZO, Dario. Subsídios pedagógicos. A Escola, Curitiba, v. 2, n. 1-4, p. 1-3, jan./abr. 1907a.

VELLOZO, Dario. Subsídios pedagógicos. A Escola, Curitiba, v. 2, n. 5, p. 47-51, maio 1907b.

VELLOZO, Dario. Subsídios pedagógicos: da instrucção publica. A Escola, Curitiba, v. 2, n. 8-9, p. 107-112, ago./set. 1907c.

VELLOZO, Dario. A escola moderna. A Escola, Curitiba, v. 4, n. 1, p. 3-12, jun. 1909a.

VELLOZO, Dario. Subsídios pedagógicos. A Escola, Curitiba, v. 4, n. 2-3, p. 46-61, jul./ago. 1909b.

VELLOZO, Dario. Ainda a escola moderna. A Escola, Curitiba, v. 4, n. 4-5, set./out. 1909c.

VERÍSSIMO, José. A educação nacional. 3. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.

Publicado
2019-08-29
Como Citar
BOGONI, M.; RODRIGUES, E. A República e o cidadão:. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 21, n. 2, p. 397-417, 29 ago. 2019.
Seção
Dossiê - Dimensões socio-histórico-culturais da educação escolar