A República e o cidadão:

propostas para o ensino de Educação Moral e Cívica no Paraná - (1906 a 1910)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n2p397-417

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer circular os resultados de investigação desenvolvida por meio de projeto de pesquisa associado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. O procedimento definido para a pesquisa considerou as metodologias cunhadas no campo da História da Educação que tomam a Imprensa Pedagógica como foco de estudos. A análise se inseriu no campo da Nova História Cultural, mais precisamente, vinculou-se aos conceitos de Representação e Apropriação, desenvolvidos por Roger Chartier. Os resultados apontaram, nos discursos publicados no periódico, em consonância com os resultados de outros estudos divulgados pela historiografia da educação, sobretudo nos últimos 20 anos, o destaque ao ensino de Educação Moral e Cívica como elemento primordial na formação dos “recém-nascidos” cidadãos republicanos paranaenses.

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Biografia do Autor

  • Marcia Ferreira Pinto Bogoni, Universidade Estadual de Maringá

    Mestrado em Educação Universidade Estadual de Maringá. Atua profissionalmente como professora do ensino fundamental ll e Ensino Médio na rede estadual de ensino no Estado do Paraná.

  • Elaine Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1987), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1994), doutorado em História e Sociedade pela Unesp  (2002). Atualmente é Professora Associada do departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Atua principalmente nos temas: História da Educação Brasileira, com destaque para a Educação Paranaense; o Campo Disciplinar da História da Educação, suas relações com o ensino e a pesquisa; a Cultura Escolar e o ensino de história da educação, a Imprensa especializada em educação e ensino como fonte, tema e objeto para a História da Educação e História da Infância.

Publicado

29-08-2019

Edição

Seção

Dossiê - Dimensões socio-histórico-culturais da educação escolar

Como Citar

A República e o cidadão:: propostas para o ensino de Educação Moral e Cívica no Paraná - (1906 a 1910). Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, 2019. DOI: 10.22483/2177-5796.2019v21n2p397-417. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3330. Acesso em: 13 dez. 2025.