Economia doméstica:

uma perspectiva a partir de manuais escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n2p481-502

Resumo

Analisar os conhecimentos propostos pela disciplina escolar Economia Doméstica por meio das obras Noções de Economia Doméstica (1946), de Isabel Serrano, e Economia Doméstica (1957), de Marina Souza, constitui o objetivo do artigo. Para tanto, utilizou-se como fontes, as obras mencionadas, as legislações e o programa oficial de ensino secundário, norteando a pesquisa pelos conceitos de disciplina escolar e livro didático. Verificou-se que os saberes da Economia Doméstica não incluíam exclusivamente orientações e regras para a boa mãe, dona de casa e esposa, mas geravam conhecimentos científicos, principalmente ligados à área da Biologia, Psicologia e Sociologia.

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Biografia do Autor

  • Eva Maria Siqueira Alves, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professora Titular Voluntária da Universidade Federal de Sergipe.

  • Sayonara do Espírito Santo Almeida, Universidade Federal de Sergipe

    Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Pós-graduação em Didática e Metodologia do Ensino Superior. Graduada em História. Membro do Grupo de Pesquisa Disciplinas Escolares: História, Ensino e Aprendizagem (DEHEA/UFS/CNPq).

Publicado

30-08-2019

Edição

Seção

Dossiê - Dimensões socio-histórico-culturais da educação escolar

Como Citar

Economia doméstica:: uma perspectiva a partir de manuais escolares. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, 2019. DOI: 10.22483/2177-5796.2019v21n2p481-502. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3374. Acesso em: 13 dez. 2025.