Ações de equipes gestoras para o ensino de matemática nos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n1p225-248

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a atuação da equipe gestora que pode favorecer o bom desempenho em Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia utilizada se constituiu de cunho qualitativo e interpretativo. A análise teórica fundamentou-se nos conceitos de organização escolar, gestão democrática e eficácia da escola e utilizou a técnica de triangulação dos dados com um corpus de análise constituído a partir de questionário misto e entrevista semiestruturada com as equipes gestoras e documentos oficiais sobre as escolas e sobre os gestores. A pesquisa foi desenvolvida em seis escolas de uma rede municipal de ensino que apresentaram notas crescentes em matemática e IDEB em ascensão nas edições da Prova Brasil de 2011, 2013 e 2015. Os resultados evidenciaram que as equipes gestoras pesquisadas desenvolvem intencionalmente, ações voltadas ao ensino da matemática, tais como atribuição de aulas de turmas de 4º e 5º anos aos docentes com maiores afinidades em matemática, formação continuada, planejamento e replanejamento de atividades pedagógicas, estímulo à comunicação organizacional clara e aos trabalhos colaborativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Arantes, UFScar - Sorocaba

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Sorocaba, graduação em Tecnologia Mecânica pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio; Pós-graduação em Psicopedagogia pela Faculdade São Luís ; Pós-graduação em Gestão Escolar pela Faculdade Pitágoras e MBA em Gestão Escolar pela Faculdade Pitágoras.

Renata Prenstteter Gama , Universidade Federal de São Carlos

Possui Licenciatura em Ciências-Habilitação plena em Matemática, mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua como docente no Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos e na Pós-graduação em Educação (PPGEd e PPGPE da UFSCar). Desenvolve pesquisas com ênfase em Educação, principalmente nas seguintes temáticas: formação de professores, prática educativa, prática colaborativa, iniciação a docência e desenvolvimento profissional docente.

Publicado

2020-04-15

Como Citar

ARANTES, A. C.; GAMA , R. P. . Ações de equipes gestoras para o ensino de matemática nos anos iniciais. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 22, n. 1, 15 abr. 2020.

Edição

Seção

Artigos de Demanda

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##