Ações de equipes gestoras para o ensino de matemática nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n1p225-248Palavras-chave:
Equipe gestora, Ensino da matemática, Prova Brasil.Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a atuação da equipe gestora que pode favorecer o bom desempenho em Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia utilizada se constituiu de cunho qualitativo e interpretativo. A análise teórica fundamentou-se nos conceitos de organização escolar, gestão democrática e eficácia da escola e utilizou a técnica de triangulação dos dados com um corpus de análise constituído a partir de questionário misto e entrevista semiestruturada com as equipes gestoras e documentos oficiais sobre as escolas e sobre os gestores. A pesquisa foi desenvolvida em seis escolas de uma rede municipal de ensino que apresentaram notas crescentes em matemática e IDEB em ascensão nas edições da Prova Brasil de 2011, 2013 e 2015. Os resultados evidenciaram que as equipes gestoras pesquisadas desenvolvem intencionalmente, ações voltadas ao ensino da matemática, tais como atribuição de aulas de turmas de 4º e 5º anos aos docentes com maiores afinidades em matemática, formação continuada, planejamento e replanejamento de atividades pedagógicas, estímulo à comunicação organizacional clara e aos trabalhos colaborativos.
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