Política de assistência estudantil nos três últimos governos:

relevância do Programa de Auxílio Permanência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n2p503-523

Resumo

Este artigo tem os objetivos de compreender a implementação dessa política e seu financiamento no Brasil, nos governos de Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff e, a partir da perspectiva dos estudantes bolsistas do Programa de Auxílio Permanência de um Instituto Federal de São Paulo, dos anos de 2014 e 2015, a relevância do Programa e os efeitos da Assistência Estudantil percebidos por esses discentes. A metodologia adotada foi de natureza exploratória de cunho bibliográfico e documental, complementados com os dados quanti-qualitativos levantados com base nos questionários. Como resultado da investigação, identificou-se uma avaliação positiva por parte dos alunos envolvidos na pesquisa sobre o Programa de Auxilio Permanência, uma vez que lhes estimulou ao prosseguimento dos estudos. Observou-se também que, para haver maior permanência dos estudantes é necessário que haja outros instrumentos de estímulo aos alunos, além da concessão dos auxílios estudantis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Rita Dantas da Silva, Instituto Federal de São Paulo - IFSP

Mestra em Educaçäo - Universidade Cidade de São Paulo - Unicid - Programa de Pós Graduação, Mestrado Acadêmico em Educação. Linha: Políticas Públicas em Educação. Assistente Social do Instituto Federal de São Paulo - IFSP.

Celia Maria Haas, Universidade Cidade de São Paulo

Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí; Mestre em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Doutora em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora titular no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, com atuação nos seguintes temas: políticas públicas de educação; planejamento, organização e gestão da educação superior; planejamento e desenvolvimento curricular; universidade particular; formação de professores e implantação de EaD em um curso de Pedagogia.

Publicado

2019-08-30

Como Citar

SILVA, A. R. D. DA; HAAS, C. M. Política de assistência estudantil nos três últimos governos:: relevância do Programa de Auxílio Permanência. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 21, n. 2, 30 ago. 2019.

Edição

Seção

Dossiê - Dimensões socio-histórico-culturais da educação escolar

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##