Instituições escolares e história da educação brasileira:

análise dos CBHE e do NEPHE-UFU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n1p51-71

Resumo

O trabalho aborda a expansão e consolidação da produção bibliográfica brasileira que tem como objeto as instituições escolares/educativas, principalmente a partir da década de 1990. Discute-se os conceitos de instituição social e de instituição escolar/educativa e também os fundamentos teórico-metodológicos que têm embasado as pesquisas sobre instituições escolares/educativas. Os alertas recentes sobre as limitações dos estudos, como resultados pouco inovadores, interpretações vagas, destaques a particularismos, entre outros, são indicados. Para demonstração do crescimento da produção sobre instituições escolares/educativas trabalhou-se com os dados dos anais do Congresso Brasileiro de História da Educação, em nove edições, de 2000 a 2017, ficando caracterizada a proeminência desse objeto na maioria dos eventos, com percentuais que beiram os 30% nos três últimos eventos. Como alternativas para a superação das limitações, foram apresentados alguns estudos ligados ao NEPHE-UFU (Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Brasileira), em que se discute as instituições escolares e educativas correlacionadas a outras temáticas ou em perspectiva comparada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wenceslau Gonçalves Neto, Universidade de Uberaba – UNIUBE

Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG.

Carlos Henrique de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG.

Publicado

2020-04-14

Como Citar

GONÇALVES NETO, W.; CARVALHO, C. H. DE. Instituições escolares e história da educação brasileira:: análise dos CBHE e do NEPHE-UFU. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 22, n. 1, 14 abr. 2020.

Edição

Seção

Dossiê - História, historiografia: políticas e práticas