Simbiose e individualidade

Antropoceno e Chthuluceno no filme “Aniquilação”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n2p525-546

Palavras-chave:

Antropoceno, Chthuluceno, Mídia e educação, Estudos culturais.

Resumo

Este ensaio apresenta perspectivas de aproximação ou distanciamento entre as abordagens do longa-metragem “Aniquilação” em relação às teorias do Antropoceno e Chthuluceno. Ao considerar que o filme é uma pedagogia cultural, busca articular suas narrativas imagéticas, em especial, com  representações de humanidade e natureza. Busca também afirmar que práticas culturais diversas (escolares e não escolares) participam da constituição de nós mesmos e dos outros, bem como das formas como entendemos/atribuímos sentidos às diferenças. Essa é a linha de contribuição com o campo de estudos da educação. Faz seu movimento de apreciação e análise, recorrendo a matrizes conceituais contemporâneas, que questionam as relações entre seres da natureza, incluindo os humanos, analisando-as criticamente a partir de concepções de ambiente, simbiose e individualidade apresentadas por diferentes autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thamires Ribeiro de Mattos, Universidade Estadual de Campinas

Mestra em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Bacharel em Jornalismo pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). Atuou como Bolsista Pibic/CNPq do Grupo de Estudos em Comunicação e Cibercultura (Geccom). Durante a graduação, passou um período sanduíche na Andrews University (EUA). É integrante do Laboratório de Estudos Audiovisuais da Faculdade de Educação da Unicamp (OLHO).

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim , Universidade Estadual de Campinas

Graduou-se em Biologia pela Universidade Federal de Viçosa realizando mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Livre Docência nesta mesma Universidade. Pós-Doutorado no Goldsmiths College da Universidade de Londres. Atualmente sou Professor Associado II (MS-5.2) da Universidade Estadual de Campinas, no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais (Olho) e pesquisador associado no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor). 

Referências

BAUDRILLARD, Jean. As estratégias fatais. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

BAUDRILLARD, Jean. The vital illusion. New York City: Columbia University Press, 2000.

BONNEUIL, Christophe. The Geological Turn. In: HAMILTON, Clive; BONNEUIL, Christophe; GEMENNE, François (eds.). The anthropocene and the global environmental crisis: rethinking modernity in a new epoch. New York: Routledge, 2015. p. 17-30.

BRASIL. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA. A camada de ozônio. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.mma.gov.br/clima/protecao-da-camada-de-ozonio/a-camada-de-ozonio. Acesso em: 02 fev. 2020.

CARROLL, Sean B. Endless forms most beautiful: the new science of evo devo and the making of the animal kingdom. New York: W&W Norton and Company, 2005.

CRUTZEN, Paul. Geology of mankind. Nature, London, v. 415, p. 23, 2002.

DEAN, Jonathan. Aniquilação é o filme mais inteligente que você verá o ano todo. GQ Magazine UK, London, 12 mar. 2018. (Seção Filme). Disponível em: https://www.gq-magazine.co.uk/article/annihilation-netflix-uk-review. Acesso em: 2 fev. 2020.

DREW, Christopher. Where women are: biology. The New York Times, New York, 4 nov. 2011. Disponível em: https://nyti.ms/sXeBRx. Acesso em: 1 jun. 2019.

GARLAND, Alex. Aniquilação. Baseado na novela “Annihilation”, de Jeff VanderMeer. Scotts Valley: Netflix, 2018. 1 vídeo (1h 55min). Disponível em: https://www.netflix.com/br-en/title/80206300. Acesso em: 2 fev. 2020.

GILBERT, Scott; SAPP, Jan; TAUBER, Alfred. A symbiotic view of life: we have never been individuals. The Quarterly Review of Biology, Chicago, v. 87, n. 4, p. 325-341, 2012.

GRODAL, Torben. How film genres are a product of biology, evolution and culture – an embodied approach. Palgrave Communications, London, v. 3, p. 1-8, 2017.

HARAWAY, Donna Jeanne. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismosocialista no final do século XX. In: TADEU, Tomaz. (org.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 33-118.

HARAWAY, Donna Jeanne. The companion species manifesto: dogs, people, and significant otherness. Chicago: Prickly Paradigm Press, 2007.

HARAWAY, Donna Jeanne. Staying with the trouble: Making Kin in the Chthulucene. London: Duke University Press, 2016.

HARAWAY, Donna Jeanne et al. Anthropologists Are Talking – About the Anthropocene. Ethnos, Abingdon-on-Thames, v. 81, n. 3, p. 535-564, 2016.

IMDb. Annihilation (original title). 1 video (1h 55min). Brasil, 12 mar. 2018. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt2798920/. Acesso em: 2 fev. 2020.

IMDb. Arrival (original title). 1 video (1h 56min). Brasil, 6 out. 2016. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt2543164/. Acesso em: 2 fev. 2020.

IMDb. Blade Runner (original title). 1 video (1h 57min). Brasil, 25 dez. 1982. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt0083658/. Acesso em: 2 fev. 2020.

IMDb. District 09 (original title). 1 video (1h 52min). Brasil, 25 set. 2009. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt1136608/. Acesso em: 2 fev. 2020.

IMDb. Ex Machina (original title). 1 video (1h 48min). Brasil, 6 ago. 2015a. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt0470752/. Acesso em: 2 fev. 2020.

IMDb. Gravity (original title). 1 video (1h 31min). Brasil, 26 setembro 2013. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt1454468/. Acesso em: 2 fev. 2020.

IMDb. Her (original title). 1 video (2h 6min). Brasil, 14 fev. 2014a. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt1798709/. Acesso em: 2 fev. 2020.

IMDb. Inception (original title). 1 video (2h 28min). Brasil, 6 ago. 2010. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt1375666/. Acesso em: 2 fev. 2020.

IMDb. Interstellar (original title). 1 video (2h 49min). Brasil, 6 nov. 2014b. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt0816692/. Acesso em: 2 fev. 2020.

IMDb. Looper (original title). 1 video (1h 53min). Brasil, 28 set. 2012. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt1276104/. Acesso em: 2 fev. 2020.

IMDb. Snowpiercer (original title). 1 video (2h 6min). Brasil, 27 ago. 2015b. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt1706620/. Acesso em: 2 fev. 2020.

IMDb. The Matrix (original title). 1 video (2h 16min). Brasil, 21 maio 1999. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt0133093/?ref_=nv_sr_1. Acesso em: 2 fev. 2020.

IMDb. The Matrix Reloaded (original title). 1 video (2h 18min). Brasil, 23 maio 2003a. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt0234215/?ref_=ttls_li_tt. Acesso em: 2 fev. 2020.

IMDb. The Matrix Revolutions (original title). 1 video (2h 09min). Brasil, 5 nov. 2003b. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt0242653/?ref_=ttls_li_tt. Acesso em: 2 fev. 2020.

IMDb. WALL-E (original title). 1 video (1h 38min). Brasil, 27 jun. 2008. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt0910970/?ref_=nv_sr_srsg_0. Acesso em: 2 fev. 2020.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia - estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: Edusc, 2001.

KELLNER, Douglas; SHARE, Jeff. Critical media literacy, democracy, and the reconstruction of education. In: MACEDO, Donaldo; STEINBERG, Shirley. (eds.). Media literacy: a reader. New York: Peter Lang Publishing, 2007. p. 3-23.

LATOUR, Bruno. Agency at the time of the Anthropocene. New Literary History, Baltimore, v. 45, p. 1-18, 2014a.

LATOUR, Bruno. Para distinguir amigos e inimigos no tempo do Antropoceno. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 57, n. 1, p. 12-31, 2014b.

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. São Paulo: Editora 34, 2013.

MENEZES, Rodrigo. “Aniquilação”, ou da Anti-natureza. Revista Trágica: estudos de filosofia da imanência, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 80-104, 2019.

MOORE, Jason. The capitalocene, part. 1: on the nature and origins of our ecological crisis. The Journal of Peasant Studies, Abingdon-on-Thames, v. 44, n. 3, p. 594–630, 2017a.

MOORE, Jason. The capitalocene, part. 2: accumulation by appropriation and the centrality of unpaid work/energy. The Journal of Peasant Studies, Abingdon-on-Thames, v. 45, n. 2, p. 237-279, 2017b.

MOORE III, Berrien. Sustaining Earth’s life support systems – the challenge for the next decade and beyond. Global Change Newsletter, Stockholm, n. 41, p. 1-2, 2000.

ROTTEN TOMATOES. Consenso dos críticos. Annihilation (2018). Los Angeles: Fandango, 2020. Disponível em: https://www.rottentomatoes.com/m/annihilation. Acesso em: 02 fev. 2020.

STEFFEN, Will; CRUTZEN, Paul J.; MCNEILL, John R. The anthropocene: are humans now overwhelming the great forces of nature? Ambio, Stockholm, v. 36, n. 8, p. 614-621, 2007.

STEINBERG, Shirley; KINCHELOE, Joe. Sem segredos: cultura infantil, saturação de informação e infância pós-moderna. In: STEINBERG, Shirley; KINCHELOE, Joe. (org.). Cultura infantil: a construção corporativa da infância. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. p. 9-52.

STOERMER, Eugene; CRUTZEN, Paul. The “Anthropocene”. Global Change Newsletter, Stockholm, n. 41, p. 17-18, 2000.

THE ANALYTICAL Greek Lexicon. Grand Rapids: Zondervan Publishing House, 1973.

THOMAS, Lewis. The lives of a cell: notes of a biology watcher. New York: Penguin Books, 1978.

WINNER, Langdon. Rebranding the Anthropocene. Techné: Research in Philosophy and Technology, [s. l.], v. 21, n. 2-3, p. 282-294, 2017.

WORTAMNN, Maria Lúcia Castagna; SANTOS, Luís Henrique Sacchi; RIPOLL, Daniela. Apontamentos sobre os estudos culturais no Brasil. Educ. Real., Porto Alegre, v. 44 n. 4, nov. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000400201&tlng=pt. Acesso em: 2 fev. 2020.

Downloads

Publicado

14-08-2020

Como Citar

MATTOS, Thamires Ribeiro de; AMORIM , Antonio Carlos Rodrigues de. Simbiose e individualidade: Antropoceno e Chthuluceno no filme “Aniquilação”. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 22, n. 2, p. 525–546, 2020. DOI: 10.22483/2177-5796.2020v22n2p525-546. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3846. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda