Simbiose e individualidade

Antropoceno e Chthuluceno em “Aniquilação”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n2p525-546

Palavras-chave:

Antropoceno, Chthuluceno, Mídia e educação, Estudos culturais.

Resumo

Este ensaio apresenta perspectivas de aproximação ou distanciamento entre as abordagens do longa-metragem “Aniquilação” em relação às teorias do Antropoceno e Chthuluceno. Ao considerar que o filme é uma pedagogia cultural, busca articular suas narrativas imagéticas, em especial, com  representações de humanidade e natureza. Busca também afirmar que práticas culturais diversas (escolares e não escolares) participam da constituição de nós mesmos e dos outros, bem como das formas como entendemos/atribuímos sentidos às diferenças. Essa é a linha de contribuição com o campo de estudos da educação. Faz seu movimento de apreciação e análise, recorrendo a matrizes conceituais contemporâneas, que questionam as relações entre seres da natureza, incluindo os humanos, analisando-as criticamente a partir de concepções de ambiente, simbiose e individualidade apresentadas por diferentes autores.

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Biografia do Autor

Thamires Ribeiro de Mattos, Universidade Estadual de Campinas

Mestra em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Bacharel em Jornalismo pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). Atuou como Bolsista Pibic/CNPq do Grupo de Estudos em Comunicação e Cibercultura (Geccom). Durante a graduação, passou um período sanduíche na Andrews University (EUA). É integrante do Laboratório de Estudos Audiovisuais da Faculdade de Educação da Unicamp (OLHO).

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim , Universidade Estadual de Campinas

Graduou-se em Biologia pela Universidade Federal de Viçosa realizando mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Livre Docência nesta mesma Universidade. Pós-Doutorado no Goldsmiths College da Universidade de Londres. Atualmente sou Professor Associado II (MS-5.2) da Universidade Estadual de Campinas, no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais (Olho) e pesquisador associado no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor). 

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Publicado

2020-08-14

Como Citar

MATTOS, T. R. DE; AMORIM , A. C. R. DE . . Simbiose e individualidade: Antropoceno e Chthuluceno em “Aniquilação”. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 22, n. 2, p. 525-546, 14 ago. 2020.

Edição

Seção

Artigos de Demanda

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