Agenda 2030

desafíos de la pedagogía inclusiva para la educación física

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n3p721-739

Palabras clave:

Educación inclusiva, Educación física, Actividades motoras, Agenda 2030

Resumen

La educación inclusiva sigue siendo un gran desafío para todos los sistemas educativos. Consagrada con uno de los Objetivos del Milenio, la inclusión enfrenta dificultades para imponerse en sistemas educativos que no fueron diseñados para tratar con todo el universo de estudiantes. Este ensayo presenta el concepto de inclusión y analiza este concepto en su relación con los valores y prácticas de la educación física. También se discuten cinco desafíos, que asumen mayor relevancia cuando se trata de crear entornos inclusivos efectivos en el área de las actividades motoras: actividades, metodologías, evaluación, cooperación y capacitación de docentes y la creación de entornos inclusivos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luzia Mara Silva Lima-Rodrigues, Universidade Lusófona de Lisboa

Dedica sua vida promovendo a equidade e a inclusão na educação e na sociedade. Sua luta pelos Direitos Humanos começou no Brasil, onde foi diretora de uma faculdade de educação e trabalhou, sobretudo, na formação de professores de origem social baixa. Doutora em Educação, apoia escolas públicas para garantir a aprendizagem de alunos desfavorecidos e com dificuldades de aprendizagem. Formada em Psicopedagogia e em Sociodrama. Dirige grupos de educadores-atores que dramatizam ?cenas escolares?, promovendo reflexões críticas sobre exclusão e demonstrando como as pedagogias podem ser mais inclusivas. Em Portugal, é vice-diretora do Mestrado em Educação Especial da Universidade de Humanidades e Tecnologias de Lusófona, é professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e CEO da Vindas Educação Internacional. 

David António Rodrigues, Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana/Fórum de Estudos de Educação Inclusiva

Professor de Educação Especial, ingressou como docente na Universidade Técnica de Lisboa em 1980. Doutorou-se com uma tese sobre crianças com Paralisia Cerebral e obteve o título de ?Agregado? na mesma Universidade em 1999. Em 2016 iniciou a carreira de docente universitária como Professor Catedrático (UPt). Coordenou o Pólo do Projeto Minerva da Universidade Técnica (1987/1993), - Tecnologias Digitais para alunos com deficiência. Na mesma Universidade coordenou o Mestrado em Educação Especial (1991-2009) e o Curso de Terapias Expressivas (1999), primeiros cursos com esta temática em universidades portuguesas. Lecionou como Professor Convidado em várias universidades portuguesas (Porto, Coimbra, Lisboa, Açores) e estrangeiras (KUL -Bélgica, UNICAMP, UEDESC, UNESP e UFES -Brasil e USJ - China) entre outras. Realizou um pós-doutoramento na Virginia State University (EUA).

Citas

AINSCOW, M. Struggles for equity in education: the selected works of mel Ainscow. Londres: Routledge, 2015.

AINSCOW, M. Promoting inclusion and equity in education: lessons from international experiences. Nordic Journal of Studies in Educational Policy, UK, v. 6, n. 1, p. 7-16, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/20020317.2020.1729587?src=. Acesso em: 15 maio 2020.

ALVES, I. Enacting education policy reform in Portugal – the process of change and the role of teacher education for inclusion. European Journal of Teacher Education, UK, v. 43, n. 1, p. 64-82, fev. 2020.

BENITO, R. M.; SÁNCHEZ, G. S. El aprendizaje cooperativo en la clase de educación física: dificultades iniciales y propuestas para su desarrollo. Revista Educación, Costa Rica, v. 44, n. 1, p. 19-29, jul. 2019. Disponível em: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/educacion/article/view/35617. Acesso em: 15 abr. 2020.

BOOTH, T.; AINSCOW, M. The index for inclusion: a guide to school development led by inclusive values. 4. ed. Cambridge: Index for Inclusion Network Limited, 2016.

BROTTO, F. O. A pedagogia da cooperação: construindo um mundo onde todos podem VenSer. In: JARES, Xesús R. (org.). Educación e paz II: presente e futuro da construción da Paz. Vigo: Edicións Xerais de Galici, 2008. p. 161-164.

FIALHO, N. Aprovado Diploma que devolve à Educação Física o seu estatuto no Ensino Secundário. Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto. Palhais, Portugal, 18 jun. 2018. Disponível em: https://cnapef.wordpress.com/2018/06/18/aprovado-diploma-que-devolve-a-educacao-fisica-o-seu-estatuto-no-ensino-secundario/. Acesso em: 13 abr. 2020.

FLEMING, N.; BAUME, D. Learning Styles Again: VARKing up the Right Tree! Educational Developments, [S.I.], v. 7, n. 4, p. 4-7, nov. 2006. Disponível em: https://www.vark-learn.com/wp-content/uploads/2014/08/Educational-Developments.pdf. Acesso em: 13 abr. 2020.

FLORIAN, L.; BEATON, M. Inclusive pedagogy in action: getting it right for every child, International Journal of Inclusive Education, Austrália, v. 22, n. 8, p. 870-884, 2018.

FREIRE, J. B. Um mundo melhor, uma outra educação física. In: RODRIGUES, David. (org.). Atividade motora adaptada: a alegria do corpo. São Paulo: Artes Médicas, 2006. p. 51- 74.

GODMAN, H. Regular exercise changes the brain to improve memory, thinking skills. Harvard Health Publishing, Estados Unidos, 9 abr. 2014. Disponível em: http://www.health.harvard.edu/blog/regular-exercise-changesbrain-improve-memory-thinking-skills-201404097110. Acesso em: 21 mar. 2020.

GRENIER, M.; MILLER, N.; BLACK, K. Applying Universal design for learning and the inclusion spectrum for students with severe disabilities in general physical education. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, UK, v. 88. n. 6, p. 51-56, 2017.

HARGREAVES, L. The Whole-school Approach to Education for Sustainable Development: From Pilot Projects to Systemic Change. Policy e Practice - A Development Education Review, Belfast, n. 6, p. 69-74, 2008.

LEITE, W. L.; SVINICKI, M.; SHI, Y. Attempted Validation of the Scores of the VARK: Learning Styles Inventory With Multitrait–Multimethod Confirmatory Factor Analysis Models. Educational and Psychological Measurement, [S.I.], v. 70, n. 2, p. 323-339, abr. 2010. Disponivel em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0013164409344507. Acesso em: 21 mar. 2020.

LIEBERMAN. L. J. et al. The modified physical education class: an option for the least restrictive environment. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, UK, v. 88. n. 7, p. 10-16, 2017.

LIMA, L. O Tao da educação: a filosofia oriental na escola ocidental. São Paulo: Ágora, 2000.

LIMA-RODRIGUES, L. Formação ativa e expressiva de professores: “bagunçando o coreto” para estimular a inclusão! Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 30, n. 59, p. 709-722, 2017.

LIMA-RODRIGUES, L. et al. Percursos de educação inclusiva em Portugal: dez estudos de caso. Lisboa: Fórum de Estudos de Educação Inclusiva/Edições FMH, 2007.

LIMA-RODRIGUES, L.; SANTOS, G. D.; TRINDADE, A. R. Pedagogias expressivas na formação de professores. Journal of Research in Special Educational Needs, London, v. 16, n. 1, p. 813-817, ago. 2016. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/1471-3802.12362. Acesso em: 10 mar. 2020.

MESSIOU, K. The missing voices: students as a catalyst for promoting inclusive education, International Journal of Inclusive Education, Austrália, v. 23, n. 7-8, p. 768-781, 2019.

MEYER, A.; ROSE, D. Universal design for individual differences. The Science of Learning, Austin, v. 58, n. 3, p. 39-43, 2000.

OECD. Ten Steps to Equity in Education. Paris: OECD, 2008. Disponível em: https://www.oecd.org/education/school/39989494.pdf. Acesso em: 3 mar. 2020.

ONU. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. ONU, 2006.

ONU. Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development. 2015. Disponível em: https://www.un.org/ga/search/view_doc.asp?symbol=A/69/L.85&Lang=E. Acesso em: 29 mar. 2020.

ONU. Universal Declaration of Human Rights. 1948. Disponível em: https://www.un.org/en/universal-declaration-human-rights/. Acesso em: 28 mar. 2020.

PORTUGAL. Relatório nacional sobre a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, por ocasião da Apresentação Nacional Voluntária no Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas. Portugal, 2017. Disponível em: https://www.cig.gov.pt/wp-content/uploads/2017/07/Portugal2017.pdf. Acesso em: 1 mar. 2020.

ROBERTS, J.; WEBSTER, A. Including students with autism in schools: a whole school approach to improve outcomes for students with autism. International Journal of Inclusive Education, Australia, p. 1-18, jan. 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13603116.2020.1712622. Acesso em: 27 fev. 2020.

RODRIGUES, D. (org.). Atividade motora adaptada: a alegria do corpo. São Paulo: Artes Médicas, 2006a.

RODRIGUES, D. O corpo, a técnica e a identidade. In: RODRIGUES, D. (org.). Os valores e as atividades corporais. São Paulo: Summus, 2008b. p. 11-26.

RODRIGUES, D. Os desafios da equidade e da inclusão na formação de professores. Revista Nacional e Internacional de Educación Inclusiva, Espanha, v. 7, n. 2, p. 5-21, jun. 2014. Disponível em: https://revistaeducacioninclusiva.es/index.php/REI/article/view/140/134. Acesso em: 14 abr. 2020.

RODRIGUES, D. Dimensões de adaptação de atividades motoras. In: RODRIGUES, D. (org.). Atividade motora adaptada: a alegria do corpo. São Paulo: Artes Médicas, 2006b. p. 39-47.

RODRIGUES, D. Direitos humanos e inclusão. Porto: Profedições, 2016.

RODRIGUES, D. Equidade e educação inclusiva. Porto: Profedições, 2013.

RODRIGUES, D. A educação física perante a educação inclusiva: reflexões conceituais e metodológicas. Journal of Physical Education, Maringá, v. 14, n. 1, p. 67-73, 2008a. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3649. Acesso em: 15 mar. 2020.

RODRIGUES, D. (org). Os valores e as atividades corporais. São Paulo: Summus, 2008b.

RODRIGUES, D.; LIMA, L. Dimensões da consciência corporal. A Psicomotricidade, Lisboa, v. 4, p. 46-55, jun. 2004.

RODRIGUES, D.; LIMA-RODRIGUES, L. Educação física: formação de professores e inclusão. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 2, p. 317-333, maio/ago. 2017.

RODRIGUES, D.; LIMA-RODRIGUES, L. Formação de professores e inclusão: como se reformam os reformadores? Educar em Revista, Curitiba, n. 41, p. 41-60, jul./set. 2011.

RODRIGUES, D.; LIMA-RODRIGUES, L. Formar professores de educação física numa perspetiva inclusiva. In: MOREIRA, J.; FERREIRA, A.; MENDES, A. (org.). Rumos pedagógicos da educação física em Portugal. Portugal: De Facto Editores, 2012. Capítulo 6.

RUBIO, K. Identidade e limite no esporte contemporâneo: a ética do competir e do vencer. In: RODRIGUES, D. (org.). Os valores e as atividades corporais. São Paulo: Summus, 2008. p. 27-50.

RUSCITTI, R. J.; THOMAS S. G.; BENTLEY, D. C. The experiences of students without disabilities in inclusive physical education classrooms: a review of literature. Asia-Pacific Journal of Health, Sport and Physical Education, Austrália, v. 8, n. 3, p. 245-257, 2017.

SPRATT, J.; FLORIAN, L. Inclusive pedagogy: from learning to action. Supporting each individual in the context of ‘everybody’. Teaching and Teacher Education, Amsterdã, v. 49, p. 89-96, jul. 2015.

UNESCO. Declaração de Salamanca sobre Princípios, Política e Práticas na Áreas das Necessidades Educativas Especiais. Salamanca: Unesco 1994.

UNESCO. Final report of the International Forum on Inclusion and Equity in Education – Every learner matters. Cali, Colombia, p. 11-13, set. 2019a. Disponível em: https://unesdoc.UNESCO.org/ark:/48223/pf0000372651?posInSet=21&queryId=N-208400db-023f-4af8-bc6a-28dfbbc8bf57. Acesso em: 17 mar. 2020.

UNESCO. Manual para garantir inclusão e equidade na educação. Paris: Unesco, 2019b. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000370508.locale=en. Acesso em: 1 fev. 2020.

Publicado

2020-12-23

Cómo citar

LIMA-RODRIGUES, Luzia Mara Silva; RODRIGUES, David António. Agenda 2030: desafíos de la pedagogía inclusiva para la educación física. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 22, n. 3, p. 721–739, 2020. DOI: 10.22483/2177-5796.2020v22n3p721-739. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3905. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Educação Física Escolar