Agenda 2030

desafíos de la pedagogía inclusiva para la educación física

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n3p721-739

Palabras clave:

Educación inclusiva, Educación física, Actividades motoras, Agenda 2030

Resumen

La educación inclusiva sigue siendo un gran desafío para todos los sistemas educativos. Consagrada con uno de los Objetivos del Milenio, la inclusión enfrenta dificultades para imponerse en sistemas educativos que no fueron diseñados para tratar con todo el universo de estudiantes. Este ensayo presenta el concepto de inclusión y analiza este concepto en su relación con los valores y prácticas de la educación física. También se discuten cinco desafíos, que asumen mayor relevancia cuando se trata de crear entornos inclusivos efectivos en el área de las actividades motoras: actividades, metodologías, evaluación, cooperación y capacitación de docentes y la creación de entornos inclusivos.

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Biografía del autor/a

Luzia Mara Silva Lima-Rodrigues, Universidade Lusófona de Lisboa

Dedica sua vida promovendo a equidade e a inclusão na educação e na sociedade. Sua luta pelos Direitos Humanos começou no Brasil, onde foi diretora de uma faculdade de educação e trabalhou, sobretudo, na formação de professores de origem social baixa. Doutora em Educação, apoia escolas públicas para garantir a aprendizagem de alunos desfavorecidos e com dificuldades de aprendizagem. Formada em Psicopedagogia e em Sociodrama. Dirige grupos de educadores-atores que dramatizam ?cenas escolares?, promovendo reflexões críticas sobre exclusão e demonstrando como as pedagogias podem ser mais inclusivas. Em Portugal, é vice-diretora do Mestrado em Educação Especial da Universidade de Humanidades e Tecnologias de Lusófona, é professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e CEO da Vindas Educação Internacional. 

David António Rodrigues, Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana/Fórum de Estudos de Educação Inclusiva

Professor de Educação Especial, ingressou como docente na Universidade Técnica de Lisboa em 1980. Doutorou-se com uma tese sobre crianças com Paralisia Cerebral e obteve o título de ?Agregado? na mesma Universidade em 1999. Em 2016 iniciou a carreira de docente universitária como Professor Catedrático (UPt). Coordenou o Pólo do Projeto Minerva da Universidade Técnica (1987/1993), - Tecnologias Digitais para alunos com deficiência. Na mesma Universidade coordenou o Mestrado em Educação Especial (1991-2009) e o Curso de Terapias Expressivas (1999), primeiros cursos com esta temática em universidades portuguesas. Lecionou como Professor Convidado em várias universidades portuguesas (Porto, Coimbra, Lisboa, Açores) e estrangeiras (KUL -Bélgica, UNICAMP, UEDESC, UNESP e UFES -Brasil e USJ - China) entre outras. Realizou um pós-doutoramento na Virginia State University (EUA).

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Publicado

2020-12-23

Cómo citar

LIMA-RODRIGUES, Luzia Mara Silva; RODRIGUES, David António. Agenda 2030: desafíos de la pedagogía inclusiva para la educación física. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 22, n. 3, p. 721–739, 2020. DOI: 10.22483/2177-5796.2020v22n3p721-739. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3905. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Educação Física Escolar