Uma leitura do ethos discursivo nas capas das revistas de bordo Vamos/Latam e Gol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2020v46n1p59-85

Palavras-chave:

Revista customizada, Ethos discursivo, Análise do discurso.

Resumo

A pesquisa investiga a manifestação do ethos discursivo nas capas das revista Vamos/Latam e Gol dos anos 2017 e 2019. Tendo como base as proposições de Dominique Maingueneau, dentro do quadro teórico da análise do discurso, analisa-se a composição da cenografia, seus dizeres verbais e imagéticos, a fim de se identificar registros da construção de si das marcas Latam e Gol. Como resultado, a pesquisa constata nas referidas revistas de bordo, narrativas euforizadas de afeto, persuasão e engajamento social, que se imbricam com os objetivos estratégicos das marcas que representam, revelando vocalizações que vão do anfitrião ao ativista social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALI, Fatima. A arte de editar revistas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.

AMOSSY, Ruth. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS AÉREAS. Disponível em: https://www.abear.com.br/imprensa/dados-e-fatos/. Acesso em: 11 nov. 2019.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2015.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso, modos de organização. São Paulo: Contexto, 2016.

FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Contexto, 2016.

FISCHER, Andrea. Revista customizada: o jornalismo a serviço das fontes. Florianópolis: Combook, 2013.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

GOL Linhas Aéreas. São Paulo: Trip, n. 178, jan. 2017.

GOL Linhas Aéreas. São Paulo: Trip, n. 183, jun. 2017. 156 p. Disponível em: https://www.voegol.com.br/pt/servicos-site/Magazine/revista_GOL_183.pdf Acesso em: 21 fev. 2020.

GOL Linhas Aéreas. São Paulo: Trip, n. 184, jul. 2017. 81 p. Disponível em: https://www.voegol.com.br/pt/servicos-site/Magazine/revista_GOL_184.pdf. Acesso em: 21 fev. 2020.

GOL Linhas Aéreas. São Paulo: Trip, n. 202, jan. 2019. 61 p. Disponível em: https://www.voegol.com.br/pt/servicos-site/Magazine/GOL_203_duplas.pdf. Acesso em: 21 fev. 2020.

GOL Linhas Aéreas. São Paulo: Trip, n. 208, jul. 2019. 71 p. Disponível em: https://www.voegol.com.br/pt/servicos-site/Magazine/GOL_208_Completo.pdf. Acesso em: 21 fev. 2020.

LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2002.

MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia e incorporação. In: AMOSSY, Ruth. As imagens de si no discurso, construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005, p. 69-117.

MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. São Paulo: Parábola, 2008.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola, 2015a.

MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (org.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2015b, p. 11-29.

MARTINS, Ana Luiza. Revistas em revista: imprensa e práticas culturais em tempos de república, São Paulo (1890-1922). São Paulo: Edusp, 2008.

ORLANDI, Eni. Discurso e Texto: formação e circulação do sentido. Campinas: Pontes, 2001. ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes Editores, 2009.

ORLANDI, Eni P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da Unicamp, 2015.

PEREZ, Clotilde. Signos da marca: expressividade e sensorialidade. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

SCALZO, Marilia. Jornalismo de revista. São Paulo: Contexto, 2011.

SEMPRINI, Andrea. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras, 2010.

SKYTRAX Worl Airline Awards. Disponível em: https://www.worldairlineawards.com/2018-world-airline-awards-results-announced/. Acesso em: 10 fev. 2020.

TAVARES, Frederico; SCHWAAB, Reges (orgs.). A revista e o seu jornalismo. Porto Alegre: Penso, 2013.

VAMOS/LATAM. São Paulo: New Content, n. 9, jan. 2017. 172 p. Disponível em: https://issuu.com/spafax/docs/08-vamos_latam_enero_2017_web. Acesso em: 21 fev. 2020.

VAMOS/LATAM. São Paulo: New Content, n. 15, jul. 2017. 180 p. Disponível em: https://issuu.com/spafax/docs/vamos_latam_julio_2017_web Acesso em: 21 fev. 2020.

VAMOS/LATAM. São Paulo: New Content, n. 33, jan. 2019. 164 p. Disponível em: https://issuu.com/spafax/docs/vamos33_enero_-_issu. Acesso em: 21 fev. 2020.

VAMOS/LATAM. São Paulo: New Content, n. 39, jul. 2019. 156 p. Disponível em: https://issuu.com/spafax/docs/vamos39_julio_-_baja. Acesso em: 21 fev. 2020.

VAZ, Paulo; TRINDADE, Bernardo; COSTA, Vanessa. Capas de revista e seus leitores: um novo texto em cartaz. In: TAVARES, Frederico; SCHWAAB, Reges (org.). A revista e seu jornalismo. Porto Alegre, 2013.

VEBLEN, Thorstein. A Teoria da Classe Ociosa: um estudo econômico das instituições. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

VILAS BOAS, Sergio. O estilo magazine: o texto em revista. São Paulo: Summus, 1996.

Downloads

Publicado

20-07-2020

Como Citar

Uma leitura do ethos discursivo nas capas das revistas de bordo Vamos/Latam e Gol. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 46, n. 1, p. 59–85, 2020. DOI: 10.22484/2177-5788.2020v46n1p59-85. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/3777. Acesso em: 13 dez. 2025.