Uma leitura do ethos discursivo nas capas das revistas de bordo Vamos/Latam e Gol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2020v46n1p59-85

Palavras-chave:

Revista customizada, Ethos discursivo, Análise do discurso.

Resumo

A pesquisa investiga a manifestação do ethos discursivo nas capas das revista Vamos/Latam e Gol dos anos 2017 e 2019. Tendo como base as proposições de Dominique Maingueneau, dentro do quadro teórico da análise do discurso, analisa-se a composição da cenografia, seus dizeres verbais e imagéticos, a fim de se identificar registros da construção de si das marcas Latam e Gol. Como resultado, a pesquisa constata nas referidas revistas de bordo, narrativas euforizadas de afeto, persuasão e engajamento social, que se imbricam com os objetivos estratégicos das marcas que representam, revelando vocalizações que vão do anfitrião ao ativista social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALI, Fatima. A arte de editar revistas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.

AMOSSY, Ruth. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS AÉREAS. Disponível em: https://www.abear.com.br/imprensa/dados-e-fatos/. Acesso em: 11 nov. 2019.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2015.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso, modos de organização. São Paulo: Contexto, 2016.

FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Contexto, 2016.

FISCHER, Andrea. Revista customizada: o jornalismo a serviço das fontes. Florianópolis: Combook, 2013.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

GOL Linhas Aéreas. São Paulo: Trip, n. 178, jan. 2017.

GOL Linhas Aéreas. São Paulo: Trip, n. 183, jun. 2017. 156 p. Disponível em: https://www.voegol.com.br/pt/servicos-site/Magazine/revista_GOL_183.pdf Acesso em: 21 fev. 2020.

GOL Linhas Aéreas. São Paulo: Trip, n. 184, jul. 2017. 81 p. Disponível em: https://www.voegol.com.br/pt/servicos-site/Magazine/revista_GOL_184.pdf. Acesso em: 21 fev. 2020.

GOL Linhas Aéreas. São Paulo: Trip, n. 202, jan. 2019. 61 p. Disponível em: https://www.voegol.com.br/pt/servicos-site/Magazine/GOL_203_duplas.pdf. Acesso em: 21 fev. 2020.

GOL Linhas Aéreas. São Paulo: Trip, n. 208, jul. 2019. 71 p. Disponível em: https://www.voegol.com.br/pt/servicos-site/Magazine/GOL_208_Completo.pdf. Acesso em: 21 fev. 2020.

LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2002.

MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia e incorporação. In: AMOSSY, Ruth. As imagens de si no discurso, construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005, p. 69-117.

MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. São Paulo: Parábola, 2008.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola, 2015a.

MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (org.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2015b, p. 11-29.

MARTINS, Ana Luiza. Revistas em revista: imprensa e práticas culturais em tempos de república, São Paulo (1890-1922). São Paulo: Edusp, 2008.

ORLANDI, Eni. Discurso e Texto: formação e circulação do sentido. Campinas: Pontes, 2001. ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes Editores, 2009.

ORLANDI, Eni P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da Unicamp, 2015.

PEREZ, Clotilde. Signos da marca: expressividade e sensorialidade. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

SCALZO, Marilia. Jornalismo de revista. São Paulo: Contexto, 2011.

SEMPRINI, Andrea. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras, 2010.

SKYTRAX Worl Airline Awards. Disponível em: https://www.worldairlineawards.com/2018-world-airline-awards-results-announced/. Acesso em: 10 fev. 2020.

TAVARES, Frederico; SCHWAAB, Reges (orgs.). A revista e o seu jornalismo. Porto Alegre: Penso, 2013.

VAMOS/LATAM. São Paulo: New Content, n. 9, jan. 2017. 172 p. Disponível em: https://issuu.com/spafax/docs/08-vamos_latam_enero_2017_web. Acesso em: 21 fev. 2020.

VAMOS/LATAM. São Paulo: New Content, n. 15, jul. 2017. 180 p. Disponível em: https://issuu.com/spafax/docs/vamos_latam_julio_2017_web Acesso em: 21 fev. 2020.

VAMOS/LATAM. São Paulo: New Content, n. 33, jan. 2019. 164 p. Disponível em: https://issuu.com/spafax/docs/vamos33_enero_-_issu. Acesso em: 21 fev. 2020.

VAMOS/LATAM. São Paulo: New Content, n. 39, jul. 2019. 156 p. Disponível em: https://issuu.com/spafax/docs/vamos39_julio_-_baja. Acesso em: 21 fev. 2020.

VAZ, Paulo; TRINDADE, Bernardo; COSTA, Vanessa. Capas de revista e seus leitores: um novo texto em cartaz. In: TAVARES, Frederico; SCHWAAB, Reges (org.). A revista e seu jornalismo. Porto Alegre, 2013.

VEBLEN, Thorstein. A Teoria da Classe Ociosa: um estudo econômico das instituições. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

VILAS BOAS, Sergio. O estilo magazine: o texto em revista. São Paulo: Summus, 1996.

Downloads

Publicado

20-07-2020

Como Citar

ALVES, Raquel; CHIACHIRI FILHO, Antonio Roberto. Uma leitura do ethos discursivo nas capas das revistas de bordo Vamos/Latam e Gol. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 46, n. 1, p. 59–85, 2020. DOI: 10.22484/2177-5788.2020v46n1p59-85. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/3777. Acesso em: 19 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.