Marcas como mediadoras de causas
uma proposta metodológica para a pesquisa em comunicação com o público jovem
DOI:
https://doi.org/10.22484/2177-5788.2020v46n1p87-106Palavras-chave:
Publicidade de causa, Marca, Semiótica, Proposta metodológica, Público jovem.Resumo
O cenário de desconfiança nas instituições tradicionais como caminho para a satisfação de demandas sociais e a incursão de marcas e do público jovem em causas levaram à proposição deste artigo, em que a interação entre instituição e sujeito é realizada por meio da publicidade de causa. Para tanto foi realizada uma retomada da literatura sobre marketing e publicidade relacionadas a causas, assim como do consumo juvenil nesse contexto, articulando-se à proposta de semiose peirciana e da etnografia contemporânea como um caminho inicial para a pesquisa do potencial de significação, constituindo uma abordagem antropossemiótica. Como proposições decorrentes do percurso teórico engendrando, destacam-se a utilização da netnografia e a avaliação das dimensões da estética, ética e lógica da comercialização e dos negócios marcários, como metodologias rentáveis no contexto da publicidade de causas.
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