TDIC no processo de alfabetização

percursos e rumos diante da pandemia (COVID-19)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4140

Palavras-chave:

tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), ensino fundamental anos iniciais, alfabetização

Resumo

Este trabalho reflete sobre os resultados alcançados em uma pesquisa realizada em um Programa de Pós-Graduação em Educação, que identificou como os fenômenos ligados às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) configuraram e configuram novas perspectivas para o processo de Alfabetização, problematizando uma das atuais condições do Ensino Fundamental Anos Iniciais público brasileiro. Tratou-se de um estudo de caso histórico-organizacional com a perspectiva exploratória, de cunho qualitativo, desenvolvido com uma turma de 1º ano de uma escola pública, o qual analisou o contato que os estudantes tiveram com as TDIC no ambiente domiciliar e  escolar, relacionando-os com o resultado avaliativo sobre o nível de alfabetização, obtido em 2019, na avaliação interna que a escola adota. Desse modo, foi identificado que quase 90% dos estudantes participantes do estudo,  possuíam contato diário ao celular, em casa, enquanto na escola, menos de 5% do direcionamento da atividades letivas, possuíam integração com as TDIC. Os resultados revelaram práticas escolares extemporâneas, que se dissolvem entre as demandas educativas atuais e futuras, que foram acentuadas em razão da pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Andrade, Prefeitura de Guarapuava - Rede Municipal de Ensino do município de Guarapuava

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste-PR. Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Atua como professora do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais na Rede Municipal de Ensino do município de Guarapuava, Paraná.

Poliana Fabiúla Cardozo, Universidade Estadual do Centro Oeste-PR

Bacharel em turismo pela Unioeste, Mestre em Turismo pela UCS e Doutora em Geografia pela UFPR. Docente e pesquisadora para os cursos de turismo e programa de pós-graduação em educação na Unicentro desde 2006. Atua nos estudos sobre cultura, imigração, educação informal sob a perspectiva dos estudos culturais. Professora adjunto no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro Oeste-PR.

Downloads

Publicado

22-03-2023

Como Citar

ANDRADE, Karina; CARDOZO, Poliana Fabiúla. TDIC no processo de alfabetização: percursos e rumos diante da pandemia (COVID-19). Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023006, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4140. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4140. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática - Educação no contexto da Pandemia da COVID-19