TDIC no processo de alfabetização
percursos e rumos diante da pandemia (COVID-19)
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4140Palavras-chave:
tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), ensino fundamental anos iniciais, alfabetizaçãoResumo
Este trabalho reflete sobre os resultados alcançados em uma pesquisa realizada em um Programa de Pós-Graduação em Educação, que identificou como os fenômenos ligados às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) configuraram e configuram novas perspectivas para o processo de Alfabetização, problematizando uma das atuais condições do Ensino Fundamental Anos Iniciais público brasileiro. Tratou-se de um estudo de caso histórico-organizacional com a perspectiva exploratória, de cunho qualitativo, desenvolvido com uma turma de 1º ano de uma escola pública, o qual analisou o contato que os estudantes tiveram com as TDIC no ambiente domiciliar e escolar, relacionando-os com o resultado avaliativo sobre o nível de alfabetização, obtido em 2019, na avaliação interna que a escola adota. Desse modo, foi identificado que quase 90% dos estudantes participantes do estudo, possuíam contato diário ao celular, em casa, enquanto na escola, menos de 5% do direcionamento da atividades letivas, possuíam integração com as TDIC. Os resultados revelaram práticas escolares extemporâneas, que se dissolvem entre as demandas educativas atuais e futuras, que foram acentuadas em razão da pandemia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Karina Andrade, Poliana Fabiúla Cardozo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .
















