Escola, família e adoção

acolhendo as diferentes constituições familiares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4175

Palavras-chave:

escola e adoção, configurações familiares, formação de professores.

Resumo

O artigo objetiva demonstrar a importância do tema Adoção nos cursos de formação inicial e continuada de professores para a docência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com base nos estudos realizados a partir de um projeto de pesquisa e extensão e da oferta da Disciplina Especial “Escola e Adoção” para os cursos de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social. Os resultados revelam o interesse e a possibilidade de futuros professores, professores em exercício e gestores trabalharem a adoção na escola, construindo uma cultura adotiva.

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Biografia do Autor

Gilmara Lupion Moreno, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina e Doutora em educação pela Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Legislação da Educação Infantil; Trabalho Pedagógico na Educação Infantil; Relação escola-família na educação infantil.

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Publicado

27-07-2023

Como Citar

MORENO, Gilmara Lupion. Escola, família e adoção: acolhendo as diferentes constituições familiares . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023021, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4175. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4175. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda