A conquista de um novo território

diálogos decoloniais com indígenas egressos do curso de Direito sobre a universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p899-917

Palavras-chave:

Acadêmicos indígenas, Curso de Direito , Acesso e permanência.

Resumo

Fruto de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco/UCDB, o texto vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação Intercultural e Povos Tradicionais/CNPq tem objetivo de descrever os diálogos e as manifestações de indígenas egressos do curso de Direito sobre o acesso e a permanência na universidade. Amparado por reflexões teóricas no campo dos estudos pós-coloniais e da decolonialidade, o artigo utilizou-se de uma metodologia de caráter qualitativo, onde os dados produzidos ocorreram por meio de entrevistas com egressos indígenas do curso de Direito que integram a primeira rede de advogados indígenas do Brasil da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) em parceria com instituto Pró-Bono. Estar na universidade significa criar um espaço de fronteira indianizado, um lugar onde a cultura indígena se mantém e se atualiza dinamicamente por constantes transformações, principalmente na interação, no diálogo que se estabelece com o outro e na promoção de uma política que promove a diversidade e a diferença.

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Biografia do Autor

Carlos Magno Naglis Vieira, Universidade Católica Dom Bosco/UCDB

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco.

Maurício Serpa França, Universidade Católica Dom Bosco

Indígena Terena. Graduação em Direito. Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco/Campo Grande - MS.

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Publicado

05-11-2021

Como Citar

VIEIRA, Carlos Magno Naglis; FRANÇA, Maurício Serpa. A conquista de um novo território: diálogos decoloniais com indígenas egressos do curso de Direito sobre a universidade . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, p. 899–917, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n3p899-917. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4791. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda